Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

A beleza do interior de Minas Gerais e o crescimento do ciclismo

  • 23/04/2017

Outro atrativo da região é o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, este no Estado de Minas Gerais, com boas condições de pedalar.


Vou contar para vocês um pouco da nossa região e também como o ciclismo tem se desenvolvido e gerando qualidade de vida para as pessoas do interior de Minas Gerais.

Para muitos que não conhecem, Carangola fica na Zona da Mata mineira, possui 32.000 habitantes e fica pertinho dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Também é cercada de várias montanhas, numa espécie de vale. Aqui era dominante o ciclismo de estrada, com atletas se destacando em nível regional. O moutan bike veio realmente para ficar, com muitos praticantes ultrapassando a turma da speed.

Uma característica interessante é que as estradas da região, tanto no asfalto como no “chão”, em sua maioria, são bem conservadas propiciando um conforto ao ciclista em percursos longos ou curtos. Temos também muitas montanhas, subidas fortes que tornam os passeios ainda mais desafiantes.

Um atrativo da região, se não o mais destacado, é o Parque Nacional do Caparaó, localizado nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que tem em seu ponto alto o Pico da Bandeira, que chamamos carinhosamente como o “teto” da região. No seu entorno é possível pedalar com todo conforto, pois as cidades e distritos oferecem uma boa estrutura e um carinho característico daqui.

Também belas cachoeiras fazem parte dos trajetos, sendo possível ir de bicicleta em muitas. Outro atrativo da região é o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, este no Estado de Minas Gerais, com boas condições de pedalar. Claro que não poderia esquecer que antigamente o trem de ferro passava por aqui, mas com a desativação das linhas, virou um importante ponto de pedal para várias rotas, atraindo muitos iniciantes e ciclistas experientes.

Chama a atenção também que nos últimos anos há um considerável crescimento no número de praticantes de ciclismo, aquecendo o mercado de bikes e acessórios, e fomentando a economia da região. Um ciclista incentiva o outro, gerando a oportunidade de se praticar um esporte super saudável e com diversos benefícios. Muitos ciclistas se organizam em grupos de pedal para passeios e aos fins de semana as redes sócias são presenteadas com várias fotos. Mas também tem aqueles que preferem o voo solo, sem deixar de aproveitar os benefícios preciosos da bicicleta.

Outro fator considerável são os eventos sempre bem organizados e oferecendo aos participantes um maior conforto em percursos bem desafiadores. Os ciclistas se sentem motivados a treinar para não ficar para trás nestes eventos.

A democracia estabelecida pela bicicleta é algo interessante, pois a pessoa retira aquela bike antiga e empoeirada do canto da casa e começa a atividade. Depois adquire uma magrela melhor e assim fica extremamente motivado para novos desafios.

Este é um breve relato do que o ciclismo tem proporcionado a nossa região, aliando o desafio à qualidade de vida, mas penso que não é restrito à nossa região, mas no país todo.

Por: Luciano Pavesi Martins - Site: Bikeelegal.com

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar