Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Open Cycles 1.0, a mountain bike aro 29″ com 6,8kg – incluindo os pedais!

  • 11/08/2014

Em um mundo onde os quadros, peças e componentes são cobiçados por sua leveza, qual o critério para considerarmos uma bicicleta mountain bike aro 29″ realmente leve? Pouco mais de um ano após lançar a AXX1, uma mountain bike hardtail aro 26″ de apenas 7,3kg, restou a Open Cycles tentar bater este recorde… em uma bike 29er!


Em sua eterna busca por uma bicicleta leve e confiável, a marca alemã Open Cycles conseguiu, mais uma vez, se superar.

Em um mundo onde os quadros, peças e componentes são cobiçados por sua leveza, qual o critério para considerarmos uma bicicleta mountain bike aro 29″ realmente leve? Pouco mais de um ano após lançar a AXX1, uma mountain bike hardtail aro 26″ de apenas 7,3kg, restou a Open Cycles tentar bater este recorde… em uma bike 29er!

O resultado foi o lançamento da nova Open 1.0 ou simplesmente The One. Soa pretensioso? Talvez. Mas a bicicleta com certeza justifica o nome…

Embora usualmente as bicicletas aro 29″ sejam mais pesadas que as aros 26 e 27.5″, a tecnologia do quadro, aliada a escolha criteriosa dos componentes, resultou em uma bicicleta com impressionantes 6,9 kg, incluindo os pedais, coisa que a maioria da concorrência omite de incluir no peso final de seus produtos.

O quadro é construído em fibra de carbono, construído com ângulos de entrelaçamento variáveis. Este tipo de design permite que o quadro apresente alguma flexão em áreas de estresse, como caixa de direção e stays, em detrimento da rigidez exigida por alguns atletas de sprint. Segundo os engenheiros que o desenvolveram, além de proporcionar maior conforto em terrenos irregulares, soluciona um problema recorrente em quadros muito leves e rígidos: a quebra pura e simples.

A escolha dos componentes e a montagem, que foi realizada pela empresa R2 Bikes, especialista em customização de bicicletas, inclui a mesa, guidão, canote e selim em fibra de carbono da marca alemã MCFK. Os freios são o Formula R1 (com rotores Ashima) e os pedais são os Bebop de aço inoxidável. A bike não possui amortecedor. Em seu lugar é utilizado o garfo rígido 3T Rigid Team Stealth, também em carbono.

Uma curiosidade: ao invés de utilizar um grupo mais leve de 1 x 11 velocidades, foi escolhido o grupo SRAM XX de 2 x 10 velocidade, ainda que em conjunto com o pedivela de carbono Clavicula M3, completo com um medidor de potência instalado. Ou seja, a bike pode ficar ainda mais leve se o grupo for trocado e o power meter retirado…

Para manter as rodas o mais leve possível, foram utilizados cubos alemães Tune Prince (traseiro) e Princess (dianteiro), montados em aros AX Lightness clincher de carbono. Os pneus escolhidos foram os Schwalbe Thunder Burt.

Até o presente momento ainda não há informações sobre o preço da nova Open 1.0. Em breve, maiores informações.

Fonte: MTB Brasília

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar