Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Haja força de vontade! Professor emagrece 53kg com ciclismo e dieta

  • 28/11/2017

Após chegar aos 157kg e apresentar vários problemas de saúde, Paulo Otávio da Silva Batista muda hábitos alimentares e recorre ao esporte para mudar radicalmente de vida


Quando o professor Paulo Otávio da Silva Batista decidiu travar uma batalha contra a balança, na busca por uma melhor qualidade de vida e ganhos para a saúde, ele encontrou no esporte um grande aliado para ter a força de vontade tão exigida por este desafio. E que garra o morador de Presidente Prudente – interior paulista – tem demonstrado nos últimos meses! Já são 53kg emagrecidos em nove meses.

 

Roupas velhas ficaram para contar história (Foto: TV Fronteira / Reprodução)

Paulo ligou o sinal de alerta no começo deste ano, quando foi renovar o guarda-roupas e viu que a numeração usada havia aumentado de forma inesperada. O choque foi maior ainda ao subir na balança e constatar que a promessa pessoal de jamais ultrapassar os 150kg tinha sido quebrada, ao ler o registro de 157kg. Como um problema puxa outro, os exames médicos revelaram mais notícias ruins, o que motivou o professor a declarar guerra ao sedentarismo e aos maus hábitos.

– Problemas no joelho, hérnia de disco, pré-diabetes, colesterol e triglicérides estavam piorando. Então pensei: tenho 19 anos, preciso fazer alguma coisa – relembra Paulo.

 

Bike virou grande parceira do dia a dia (Foto: TV Fronteira / Reprodução)

E ele fez! Persistente e focado, o jovem resolveu ouvir e colocar em prática um dos conselhos da mãe. Assim, ganhou um reforço importante nesta luta, por meio da atividade física: o do ciclismo.

– Eu não praticava nenhum exercício físico. Gostava de ficar em casa tranquilo, assistindo TV, passando o tempo comendo alguma coisa ou procurando algo para estudar, mas esporte não...

Paulo começou a desenvolver o hábito de pedalar todos os dias da semana e passou a usar a bike também para compromissos de rotina. De exercício em exercício, o resultado apareceu, e hoje, a balança aponta para um horizonte bem mais animador: 104kg.

– Vou para o serviço de bike, vou para o mercado de bike. A maioria das coisas é feita com o uso da bike. Diariamente, passo três ou quatro vezes pelo Parque do Povo, em uma média de 24km por dia, o que dá, no total, cerca de 120, 130km por semana.

 

Paulo chegou a pesar 157kg (Foto: Cedida)

Além da prática regular de atividade física, o prudentino conseguiu obter sucesso por meio da dieta. Cortou do cardápio doces, bebidas alcoólicas, as guloseimas que substituíam as refeições, como pão de queijo e lanches, e os alimentos ricos em carboidrato, entre eles o pão francês. Nem o açúcar do cafézinho ficou para contar história.

– Restrinjo bastante a alimentação na questão do carboidrato. Como vários alimentos que vêm da natureza: saladas e carnes, por exemplo. Procuro não recorrer aos produtos industrializados.

O esforço trouxe grande recompensa ao professor. Os exames e a sensação no dia a dia testemunham que os ganhos foram muito além daquilo que é contado pela balança.

– O cardiologista disse que minha saúde está melhor do que nunca. Não tenho mais problemas com pré-diabetes, colesterol e triglicérides. Hérnia e joelho não atacam mais...

 

No cardápio, guloseimas deram lugar aos alimentos naturais (Foto: TV Fronteira / Reprodução)

Motivado pelos benefícios alcançados, Paulo afirma que a próxima meta é perder cerca de 10kg, para chegar assim a uma marca entre 90 e 95kg.

– É necessário muita determinação, muita força de vontade. Nos primeiros meses não é fácil, mas depois fica mais tranquilo, você vai pegando gosto e vai querendo cada vez mais – conta o jovem, compartilhando tal motivação com os interessados em seguir o exemplo.

Por: Eu Atleta 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | “Não perdi uma perna, eu ganhei uma vida" diz ciclista amputado

“Não perdi uma perna, eu ganhei uma vida...

Como um ex-montador de móveis adaptou uma bicicleta sozinho para voltar a viver

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Conheça o casal que pedala junto há 69 anos

Conheça o casal que pedala junto há 69 a...

“Nunca se está muito velho para pedalar”, diz Betty Cox, de 91 anos

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Ciclista faz romaria de quatro dias para fazer pedido de casamento no Santuário de Aparecida

Ciclista faz romaria de quatro dias para...

Felipe Domingues, 28 anos, percorreu os 320 quilômetros do Caminho da Fé, entre Águas da P... veja +

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Menino argentino inventa bicicleta para andar com o primo paraplégico

Menino argentino inventa bicicleta para...

Simón, de 10 anos, inventou uma bicicleta para poder andar com o primo, Lisandro, de 11, q... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA FURNAS - 17/02/2019

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA FURNAS