Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

O ciclista brasileiro que "escalou" o Everest

  • 27/04/2017

Fred completa o desafio Everesting na terra, pedalando quase 24h e mais de 9 mil metros de subida


Conheça a história de Frederico Costa Pinto, 44 anos, professor universitário e cientista, que pedalou morro acima uma altimetria que ultrapassa o equivalente ao Monte Everest, a montanha mais alta do mundo com 8.848m acima do nível do mar. O feito inédito do ciclista brasileiro aconteceu em estrada de terra e equipado com uma Specialized Diverge Expert, uma estradeira “aventureira” feita para qualquer condição de terreno.

Após uma tentativa frustrada na terra no mês de janeiro, Fred voltou para as montanhas de São Francisco Xavier (SP), cidade situada na Serra da Mantiqueira para uma concluir com sucesso seu desafio “Everesting”.

“A bicicleta é um veículo curioso. Seu passageiro é seu motor” – responde Fred, parafraseando John Howard.

O conceito

O Everesting trata-se de escolher uma subida, tanto faz se curta ou longa, inclinada ou suave. Subir e descer. Repetir até que o ganho vertical acumulado seja igual à elevação do Monte Everest. Pode ir no ritmo que quiser, só não vale dormir.

“Em comparação com Everesting em asfalto (em que Fred completou duas vezes), posso dizer sem sombra de dúvida que não há comparação de dificuldade. Terra é imprevisível, cansa muito mais pelo arrasto do pneu de cravo e a descida cansa tanto quanto a subida (sinceramente, eu descia querendo que acabasse logo e começasse a subir de novo). Apesar de eu pegar lama no começo e pedras no final, estava muito mais fácil de manter o ritmo previsto. O maior desafio, como sempre, é vencer a solidão (em especial no meio da noite, no meio das árvores, escuro e sombras que, com o cansaço, pregam peças e ilusões visuais) e a sensação de falta de propósito que pode bater” descreve Fred que fez a subida 9 vezes.

O local

O palco escolhido foi São Francisco Xavier (SFX), um simpático distrito da cidade de São José dos Campos (SP), localizado entre as montanhas da Serra da Mantiqueira.

“A região inteira é linda e cheia de montanhas e serras. SFX é pequena, pacata e turística. A estrada que escolhi é a via direta entre SFX e Joanópolis. A estrada é favorável por ser razoavelmente constante de inclinação (apesar de ter trechos que pulam dos ~ 5% médios para 14%) e muito coberta de árvores. Isso ajuda demais a evitar muito calor durante o dia. Fiz um reconhecimento de alguns locais em potencial há alguns meses e esse foi o que encontrei como mais ideal”.

O equipamento

Fred pedalou uma Specialized Diverge Expert, uma estradeira que destaca-se quando o asfalto termina.

“Tenho certeza que uma bike do estilo da Diverge (adventure, gravel, all-road ou como quiserem chamar) é muito melhor para isso que mountain bikes. Apesar de perder um pouco de velocidade na descida por ser um quadro sem suspensão, estou muito acostumado com a geometria de bicicletas com rodas aro 700 e acho muito confortável a postura do guidão drop. Certamente não conseguiria subir tão rápido e com eficiência. O modelo Expert é levíssimo, inteira em carbono (FACT 10r) e com freios a disco hidráulico, precisos, com ótima modulação e confiáveis mesmo na lama. Enfim, não resta dúvida que foi a escolha perfeita para isso” – acrescenta.

A Specialized Diverge Expert usada no desafio

A motivação

Apesar de superar o mega desafio, Fred é um cara “normal” que concilia a rotina de trabalho, família e o amor pelo ciclismo.

“Sou professor universitário e cientista na USP. Moro bem perto da USP, durante a semana vou treinar cedo e depois sigo direto para o trabalho. Uso bicicleta como meio de transporte há décadas. Para todo mundo com trabalho, família, filhos etc manter uma rotina requer organização e dedicação, mas não é impossível” relembra Fred, que dá aula de sabedoria após completar o desafio que acumulou dados impressionantes:

23h34m19s em movimento
374,9km de distância total
9.199m acumulados.

No total, Fred pedalou 374,9km em 23h34min19s


 

O professor Frederico Costa Pinto mostra dados da pedalada

Por: Redbull

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Mochilão: brasileiro viaja de São Paulo ao México de bicicleta

Mochilão: brasileiro viaja de São Paulo...

Inspirado pelo espírito aventureiro de seu pai paraquedista, o brasileiro Beto Ambrosio (@... veja +

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Ciclismo e dieta unem mãe e filho, que fazem parceria por mais saúde durante a pandemia

Ciclismo e dieta unem mãe e filho, que f...

Isolamento social faz com que Cristiane e João Pedro ganhem peso, mas, recorrendo ao espor... veja +

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Muita felicidade a bordo de uma bike: isto é Raquel Bueno!

Muita felicidade a bordo de uma bike: is...

Raquel Vicente Sant’Anna Bueno é uma referência nacional do Mountain Bike Recreativo e do... veja +

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Casal brasileiro em Portugal pedala para superar pandemia e furto de equipamentos

Casal brasileiro em Portugal pedala para...

Fabio Barduchi e Grasiela Licório contam como foi encarar as dificuldades de passar por um... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar