Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Qual a altura correta do seu selim?

  • 09/08/2014

Quando pedalamos, devemos oferecer ao nosso corpo o máximo de conforto e bem estar. Principalmente aos nossos joelhos, que não foram feitos para suportar esforço excessivo quando dobrados.


Quando pedalamos, devemos oferecer ao nosso corpo o máximo de conforto e bem estar. Principalmente aos nossos joelhos, que não foram feitos para suportar esforço excessivo quando dobrados. 

E uma lesão de joelho, a dor e as consequências são algo que nenhum mortal esquece, deixando na maioria das vezes, sequelas para o resto da vida. 

Às vezes sentimos dor só de ver uma pessoa pedalando com o selim lá embaixo. Pobre joelho! 

Pessoas ainda inexperientes que andam de bicicleta, acabam deixando o banco numa posição muito abaixo da indicada. Qual o problema? Como nossos joelhos não foram feitos para trabalhar sob esforço na posição dobrada, acabamos lesionando-os, causando transtornos desnecessários. Isso até não tem tanta importância se estamos tratando de um ciclista eventual (aquele que só dá umas voltas de fim de semana). Porém se começamos a pedalar com mais frequência e principalmente se estamos pensando numa viagem de bicicleta, aí temos que aprender direitinho a posição do selim. 

A altura do selim não apenas evita danos aos joelhos, mas faz com que você obtenha a máxima potência de suas pernas, aumentando e favorecendo seu desempenho. 

O selim alto demais também causa problemas. Não se pode rebolar numa bicicleta e se isso acontece, a pressão na sua bacia aumenta, criando dores na ciática e lombares, além de um enorme desperdício de esforço ao pedalar. 

A altura ideal do selim é individual, ou seja, cada um tem a sua altura ideal. Ela pode ser verificada da seguinte maneira: sente-se na bicicleta e coloque os pés nos pedais (lembre-se de se apoiar numa parede ou outro lugar que lhe dê estabilidade). Apoie a parte posterior (de trás, perto do calcanhar) do seu pé no pedal. Colocando os pedais na posição mais baixa possível, sua perna deve ficar quase completamente esticada. Essa é uma boa altura, porque suas medidas foram feitas a partir do calcanhar nos pedais. 

Selim alto demais também causa problemas e desconforto. Para saber se o banco está alto demais, comece a pedalar e observe: se rebolar, pare e abaixe um pouco mais o banco. O rebolado causa assaduras devido ao atrito do corpo com o selim, além de dores nas costas devido ao esforço dos movimentos laterais. 

Uma boa pedalada requer atenção aos pequenos e importantes detalhes, para que você obtenha dela o máximo de benefício, conforto e bem estar. Não adianta ter uma excelente bike se você não sabe tirar o máximo proveito dela! 

Fonte: MTB Brasília

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | “Fórmula mágica”: Melhore sua performance com 3 treinos por semana

“Fórmula mágica”: Melhore sua performanc...

Está sem tempo para treinar todo dia? Siga nossas dicas, pedale três vezes por semana e br... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 5 motivos porque pedalar no sol é mais cansativo

5 motivos porque pedalar no sol é mais c...

Sua dose diária de vitamina D também pode deixar você exausto. Descubra porque você se sen... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Não quebre

Não quebre

7 dicas para você não perder todas as forças em uma pedalada longa

Bikers Rio Pardo | Dica | 31 dicas para você ficar em forma para sempre na bike

31 dicas para você ficar em forma para s...

Como regra geral, encare toda a pedalada difícil e aguente o tranco o máximo que puder

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA FURNAS - 17/02/2019

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA FURNAS