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20 perguntas e respostas sobre bike

  • 09/08/2014

1 - Por que ciclistas devem usar short de lycra <br /> Porque evita machucados causados pela costura das shorts normais e permite maior libertade de movimento, ja que shorts normais não esticam.


1 - Por que ciclistas devem usar short de lycra ? 
Porque evita machucados causados pela costura das shorts normais e permite maior libertade de movimento, ja que shorts normais não esticam. Além disso, o short de lycra é bem justo e não prende no selim quando você joga seu corpo para trás. 

2 - Qual é a pressão recomendada para o pneu da bicicleta ? 
Quanto maior a pressão, menor a tração que o pneu oferece. A pressão recomendada varia de 35 pra 50 psi. Use 50 para asfalto, competições ou se sua bicicleta tiver suspensão dupla. Para trilhas mais técnicas e hardtails, use um pouco mais de 35 psi. 

3 - O sistema de suspensão traseira de ar é melhor que o de mola ? 
Não. A maioria dos ciclistas preferem os sistemas de mola. Porém o sistema de ar tem a vantagem de ser bem mais ajustável e de ser leve. 

4 - Por que o selim da bicicleta tem que ficar tão alto ? 
Porque com isso o ciclista fica numa melhor posição para pedalar. A altura do selim é determinada de acordo com o tamanho da perna do ciclista. Para o melhor apreveitamento (transferência de força), a perna do ciclista deve ficar quase toda estendida na posição mais baixa da pedalada. 

5 - Qual é a luva melhor ? A que cobre inteiramente os dedos ou a que cobre só metade dos dedos ? 
A luva que cobre os dedos por inteiro é melhor porque te deixa mais protegido em caso de uma batida. Ela é mais quente porque é toda fechada, mas vale mais a pena. 

6 - Eu devo trocar meus pneus de mountain bike para pneus slick (lisos) ? 
Depende. Se voce tem uma mountain bike e só anda no asfalto, use slick porque possui menos atrito de rolamento e são mais leves, deixando a bike mais rápida. Se você leva mountain bike a sério e anda em trilhas, use pneus normais pois eles furam menos, freiam melhor em qualquer condição e tem muito mais tração. 

7 - Com que frequência e como eu devo lubrificar a corrente ? 
Sempre que for andar (antes e depois). Antes de lubrificar tenha certeza que a corrente está completamente limpa, se estiver suja não adianta lubrificar. Coloque óleo em cada elo da corrente (perder um elo é o mesmo que não lubrificar). Não se preocupe em lubrificar os lados da corrente, os elos que são importantes. 

8 - Porque as camisas de ciclismo são tão apertadas ? 
Essas camisas vieram do ciclismo olimpico e são apertadas para serem mais aerodinâmicas, porém para mountain bike não há essa necessidade, mountain bikers podem vestir o que quiserem. 

9 - Com que frequência as rodas devem ser reguladas (trued) ? 
Um par de rodas ideal normalmente não precisa de ajustes. Se for um bom par de rodas, é bom regular de 6 em 6 meses ou sempre que você sentir necessidade (quando tiver empenada por exemplo). 

10 - O que devo fazer se a roda empenar durante uma trilha ? 
Se empenar só um pouco, ajuste os freios de modo que as sapatas não fiquem "pegando" no aro ou solte o freio. Se empenar muito, tire a roda e desempene a força, pisando em cima ou pressionando contra uma pedra ou arvore. A roda não servirá mais, então desempene apenas para poder voltar pra casa. 

11 - O que deve-se carregar para uma trilha ? 
Capacete, água, remendo para pneu ou uma camara nova, bomba para encher o pneu e ferramentas básicas. 

12 - Quais são as regras básicas para trocar uma camara furada ? 
Comece e termine pela válvula. Descubra porque o pneu furou antes de trocar a camara, as vezes foi um espinho ou um prego que ainda pode estar enfiado no pneu e se você trocar a camara ela irá furar de novo. Verifique se a camara está comletamente colocada no pneu, senão ao incher, irá furar novamente. 

13 - Quando eu tenho que trocar o guidon ? 
Sempre que você tiver uma batida séria ou se você faz downhill, todo ano. Sempre que houver necessidade. 

14 - Devo trocar meu guidon reto de cross-country pelos mais altos de downhill ? 
Só se você faz muito downhill e trial. O guidon de cross-country deixa muito peso na roda da frente, com o guidon de downhill esse problema é corrigido e a bike ganha mais controle. Os pontos negativos do guidon alto são: Ele é mais pesado que o normal, o seu peso fica muito concentrado no selim quando você pedala no plano e ele não é muito bom para subidas. 

15 - Devo checar se meu quadro tem rachaduras ? 
Sim. É difícil prever quando um quadro irá quebrar. Na maioria das vezes o quadro começa a quebrar com um pequena rachadura. Sempre que você limpar a bike (que deve ser sempre depois de uma trilha) verifique se tem rachaduras. 

16 - O que devo levar para beber numa trilha ? 
Água é o melhor. Sucos e gatorade deixam um gosto doce na boca e não funcionam melhor que água. 

17 - Qual é a melhor maneira de limpar a bicicleta ? 
Se só tiver empoeirada, use um pano seco e depois passe silicone para dar mais brilho. Se tiver muito suja, use água e depois lubrifique-a toda (incluindo os cabos de aço). 

18 - Pedais clipless fazem mal ao joelho ? 
Se eles tiverem ajustados corretamente não. O movimento da perna precisa ser linear, o banco não pode estar muito afastado para trás. Mas se você já tem problemas no joelho, evite ajustá-los com muita "release force". 

19 - De que lado devem ficar as alavancas (quick releases) para soltar as rodas ? 
Do lado esquerdo da bicicleta. Devem ficar desse lado para não ficarem do mesmo lado do câmbio traseiro, podendo dar problemas. Para apertar, não é preciso usar muita força, apenas deixe-as firme. 

20 - É necessario usar bar ends (chifres) ? 
Não. Bar ends não são necessarios, apenas lhe coloca em um posição mais confortável em subidas muito extrensas. Não é uma necessidade, mas pode ser uma ajuda. 

Fonte: Site Pedal.com.br

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