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15 dicas para fazer do seu treino um hábito

  • 16/11/2018

Existe uma certa polêmica sobre quantos dias são necessários para fazer com que uma determinada atividade vire um hábito. Afinal, há quem diga que são necessários 21 dias, outros 28, e por aí vai.


Porém, há um ponto em que todos concordam: existem comportamentos que ajudam na tarefa de criar um costume. Nesse sentido, aqui estão 15 dicas que podem ajudar o tornar o treino de MTB um hábito.

Como tornar o treino de MTB um hábito:


1. Durma o suficiente

Este não é exatamente um truque inovador, mas vale a pena repetir. O sono restaurador é crucial um bom desempenho no treino, assim como fornecerá a energia necessária para pedalar melhor. Então, para obter o sono restaurador que você precisa, largue as telas antes de dormir. Isso não só pode ajudá-lo a relaxar, como irá limpar a sua mente para o sono.

2. Anote seu treino

Se você fizer isso na noite anterior ou na parte da manhã, especifique quais exercícios ou metas irá cumprir.

3. Defina um horário

Embora a palavra “rotina” esteja associada ao tédio e à repetição, estipular um horário regular para o treino ajuda a não adiar o compromisso.

4. Analise seus progressos

Para fazer um hábito se tornar um prazer, ao invés de uma tarefa, você precisa associá-lo ao progresso e à motivação. Talvez você consiga a cada dia pedalar alguns metros a mais ou por um tempo maior. Anote cada evolução para manter-se energizado. 

5. Seja flexível

Estabelecer um hábito de treino não significa fazer o mesmo treino dia após dia. Se você usar o horário do treino para dar uma caminhada, ao invés de pedalar, você ainda estará sendo consistente com a sua meta.

6. Encurte o tempo

Terá dias em que pedalar por uma hora ou mais parecerá assustador. Quando isso acontecer, comprometa-se a treinar pelo menos por 15 minutos. As chances de você querer continuar após esse pequeno tempo serão bem grandes.

 

7. Seja social

As redes sociais podem ser uma importante fonte de ajuda na formação de hábitos. Por exemplo, você pode postar uma selfie de treino diariamente como uma maneira de mapear seu progresso e se conectar com outras pessoas que estão fazendo o mesmo.

8. Reserve dias de recuperação

Lembre-se que dias de recuperação não significam dias de descanso, em que você está relaxando. Dias de recuperação ainda envolvem um treino, mas feito em um ritmo mais leve.

9. Encare seu estresse

O estresse prolongado faz com que o corpo e a mente respondam com fadiga e baixa motivação.Isso pode fazer com que até mesmo metas pequenas e realistas pareçam inacessíveis. Se você reduziu seu hábito de pedal e ainda está difícil, tente implementar mais estratégias de desestressar, como comer mais alimentos ricos em nutrientes, diminuir a cafeína ou, se possível, diminuir o ritmo de trabalho.

10. Elimine as distrações

Ao acordar, ou quando estiver próximo do horário do pedal, não olhe para um único e-mail, texto, post de mídia social ou mensagem de voz. Evite as telas e prepare a sua mente para o treino.

11. Prepare seu equipamento

Quanto menos tempo você tiver que perder antes de um pedal, maior a probabilidade de tornar o treino de MTB um hábito. Se você se exercita de manhã, deixe todas as suas roupas e equipamentos preparados na noite anterior.

12. Encontre um parceiro engajado

Mesmo que você seja o tipo de pessoa que prefere se exercitar sozinho, você pode ficar mais motivado com um parceiro de treino de MTB. O efeito psicológico de saber que você teria que arrumar uma desculpa para pular o treino pode ser suficiente para resolver dar duro no pedal. 

13. Olhe para os obstáculos

Você quer começar a pedalar pela manhã, mas você adia e acaba dormindo demais. Ou você tem o equipamento no carro para pedalar depois do trabalho, mas então um convite de happy hour aparece. O fato é que sempre haverá alternativas para burlar o treino de MTB. Se você realmente quer criar um hábito, comece a olhar para os gatilhos que fazem você se sabotar. Talvez suas metas não sejam realistas ou o seu agendamento não é eficaz.

14. Defina a regra de “dois não”

Não importa o quão dedicado você seja ao seu hábito de pedalar, você provavelmente terá que pular um dia ocasionalmente. Mas é mais fácil manter a rotina se você estabelecer com antecedência que seria um evento extremamente raro pular dois dias seguidos. Isso torna mais fácil evitar a perda de alguns dias, depois de uma semana e assim por diante.

15. Concentre-se em um hábito de cada vez

Se você estipulou que não só vai fazer do treino de MTB um hábito, como vai parar de comer açúcar, parar de ver séries e ainda fazer trabalho voluntário, as chances de se frustrar são grandes. Provavelmente, existem várias mudanças que você gostaria de fazer em sua vida, mas tentar levá-las todas de uma vez simplesmente não funcionará. Em vez disso, concentre-se em definir apenas um hábito de cada vez até que seja automático.

Por: Blog Bike Village

* Com informações de Bicycling.com

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