Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Como conservar e limpar capacete de bicicleta

  • 18/01/2018

Ao chegar de uma trilha, você simplesmente coloca o capacete em qualquer canto e pronto? E a limpeza, você alguma vez lavou o seu capacete? E a inspeção, você lembra de verificar se o equipamento tem alguma fissura ou micro rachadura?


Se você nunca pensou nessas questões, é hora de reservar um tempinho para aprender a conservar e limpar capacete de bicicleta. Nesse sentido, as dicas do pessoal do MTB Brasília ajudam bastante. Confira o resumo abaixo ou confira na íntegra aqui.

 

Dicas para conservar e limpar capacete de bicicleta

1) Lave o capacete com frequência

É isso mesmo. Quando você lava o capacete regularmente, evita odores desagradáveis e também aumenta a durabilidade do equipamento. É que o suor da transpiração pode danificar as correias e também as almofadas do equipamento.

Para a limpeza, utilize água em abundância, sabão neutro e uma escova de limpeza (pode ser até uma escova de dentes velha). Você também pode utilizar vinagre durante a lavagem, para acabar com fungos e bactérias. Seque o equipamento com uma toalha de papel e deixe o capacete à sombra para secar por completo.

2) Verifique o estado do capacete

Após a secagem completa do capacete, analise cuidadosamente se o equipamento possui amassados, fissuras ou micro rachaduras na parte interna. Já na parte externa do capacete, procure por amassados e também por áreas que possam estar deformadas em decorrência da exposição ao sol.  Em caso positivo, o melhor a fazer é substituí-lo, pois provavelmente a proteção estará comprometida.

Também é importante conferir o estado das correias e do sistema de fixação. Lembre-se que alguns modelos de capacete oferecem a possibilidade de substituir apenas essas partes. O que pode ser uma boa opção caso o restante do equipamento esteja em bom estado.

3) Guarde corretamente

Capacetes de bicicleta devem ser guardados longe de fontes de calor, de preferência em um local seco e arejado. Ou seja, deixar o equipamento no porta-malas do carro é uma péssima ideia. É que o calor pode deformar a carcaça e a estrutura do equipamento, comprometendo a sua capacidade de absorver impactos.

4) Analise a instalação de acessórios

Tenha cuidado em relação ao uso de acessórios. Pode parecer bobagem, mas quando você acopla faróis, câmeras ou retrovisores no seu capacete, pode acabar danificando o equipamento de proteção. Isso vale tanto para adesivos quanto para correias de fixação, uma vez que o capacete de bicicleta é desenvolvido para ter uma superfície livre de protusões.

Imagine que você venha a ter uma queda e esteja usando o capacete. A câmera ou o farol acoplados podem funcionar como um martelo, concentrando a força de impacto no local e aumentando o risco de trauma.

5) Não adie a substituição

Não caia na armadilha de pensar que se a queda foi mínima e o seu capacete aparentemente está inteiro, isso significa que ele pode continuar a ser utilizado. O capacete de bicicleta suporta um único impacto.

Após uma queda onde o capacete foi impactado, jogue o acessório fora e adquira um novo. 

6) Fique de olho na vida útil do capacete

Por melhor que seja a marca do seu capacete, lembre-se que ele não dura para sempre. Grande parte dos fabricantes recomenda a troca a cada três anos ou ainda menos. Isso acontece devido à ação do tempo, do sol, da transpiração e por aí vai. Na dúvida, consulte as recomendações do fabricante.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | 5 grandes esportes para cross-Training para ciclistas

5 grandes esportes para cross-Training p...

Mesmo profissionais do mais alto nível tocam um pouco em outros esportes de vez em quando.... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Elimine suas dores ao pedalar com 7 receitas infalíveis!

Elimine suas dores ao pedalar com 7 rece...

Esta sentindo dores ao pedalar? Dores no pescoço, no trapézio, nas pernas, quando pedala?... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 7 truques para se tornar num escalador de excelência

7 truques para se tornar num escalador d...

Algumas subidas são longas, traiçoeiras e graduais, outras curtas, duras e muito a enclina... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 8 dicas infalíveis para voltar a pedalar

8 dicas infalíveis para voltar a pedalar

Você adora pedalar (ou pelo menos adorava). Mas agora a sua bicicleta serve apenas para ac... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: Ciclo Aventura - A confirmar - 22/07/2018

Bikers Rio Pardo | Ciclo Aventura - A confirmar