Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Férias, verão... vai usar a ciclovia? Veja como evitar acidentes

  • 15/12/2017

Maioria dos problemas que acontecem resultam da falta de senso comum de quem está se exercitando. Caminhantes, corredores e ciclistas devem saber como comportar


As ciclovias vêm aumentando de tamanho, principalmente nas maiores cidades do país. E com a chegada das férias e do verão, a tendência é que elas fiquem cada vez mais cheias. É claro que ainda precisamos melhorar muito e cobrar dos que nos representam, mas, muitas vezes, os problemas e os acidentes que ali acontecem resultam da falta de senso comum de quem está se exercitando, e não da qualidade da ciclovia.

Para quem caminha

Se você pratica caminhada, vá para o canto direito da faixa da ciclovia, deixe o lado esquerdo livre para corredores e ciclistas. Se o espaço físico permitir, caminhe do lado de fora da ciclovia, no calçadão da praia, por exemplo. Talvez não seja uma boa ideia levar crianças em triciclos ou patinetes nos horários de pico. Às vezes, elas mudam de direção repentinamente e isso pode acabar machucando alguém.

Para quem corre

Se você é corredor, a regra da direita vale também. Corra o tempo todo no canto direito da faixa e, quando for ultrapassar alguém, olhe para trás para ver se não vem ninguém, passe pela esquerda e volte para o lado direito, permanecendo ali até a próxima ultrapassagem. Deixe sempre o lado esquerdo livre para quem vem mais rápido. Correr com os amigos é uma ótima opção de diversão, mas tenha o cuidado de nunca fechar a pista. Se vai fazer treino intervalado e prefere descansar parado, faça-o fora da ciclovia, se possível. E não vale ficar estressado porque alguém atrapalhou o seu ritmo de 3’30”/km, ali é um espaço comum, há horas em que não dá pra correr muito rápido. Para isso, você que deve escolher um horário mais vazio.

Para quem pedala 

Se sua preferência é pela bicicleta, você que tem que tomar conta de todo mundo. O maior toma conta do menor. Se em um determinado momento não der para ultrapassar alguém a pé, você que deve reduzir e esperar para ultrapassar. Nada de ficar berrando “esquerda” ou tirar fino, você não tem a prioridade! E mais, se o seu negócio é treinamento de ciclismo e desempenho, você nem deveria estar ali. A ciclovia é um lugar para ciclistas comuns e não de competição. Além disso, tem que usar: luva, capacete e óculos. Importante lembrar: a maior parte dos acidentes mais sérios envolve bike.

Por: Eu Atleta

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | “Fórmula mágica”: Melhore sua performance com 3 treinos por semana

“Fórmula mágica”: Melhore sua performanc...

Está sem tempo para treinar todo dia? Siga nossas dicas, pedale três vezes por semana e br... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 5 motivos porque pedalar no sol é mais cansativo

5 motivos porque pedalar no sol é mais c...

Sua dose diária de vitamina D também pode deixar você exausto. Descubra porque você se sen... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Não quebre

Não quebre

7 dicas para você não perder todas as forças em uma pedalada longa

Bikers Rio Pardo | Dica | 31 dicas para você ficar em forma para sempre na bike

31 dicas para você ficar em forma para s...

Como regra geral, encare toda a pedalada difícil e aguente o tranco o máximo que puder

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA FURNAS - 17/02/2019

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA FURNAS