Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Como dar um trato na bike depois da lama

  • 28/06/2016

Dicas de como dar um belo trato na bike depois do lamaçal para evitar que a sujeira danifique a pintura e a engrenagem da sua magrela


Por Gustavo Figueiredo - SiteAtivo/Prólogo

Por mais que uma mountain bike seja projetada para rodar nesse tipo de terreno, a lama acumulada depois do pedal pode ser bastante prejudicial à bicicleta. Composta por terra, água e areia, ela pode não só riscar a pintura, como também penetrar nos melhores selamentos, contaminando rolamentos, pivôs e corrente com umidade e partículas, receita certa para estragar toda a engrenagem. Por isso, confira algumas dicas para dar um belo trato na bike depois de encarar o caos na lama.

 

Aja rápido

Assim que terminar a trilha, jogue água na bike o quanto antes. Isso evita que a lama seque e facilita a limpeza. Se possível, faça isso antes de colocá-la no suporte, já que o atrito de faixas e travas pode riscar um quadro sujo com facilidade. Porém, cuidado com lavadoras de alta pressão, pois elas empurram a sujeira para dentro dos componentes, não sendo indicadas para esse tipo de limpeza.

Quadro

Usar um spray de limpeza de bicicletas no quadro para amolecer a lama evita que ela risque a pintura na hora de limpá-la. Depois, jogue água em abundância e vá tirando a lama com a mão e com o lado macio de uma esponja ou pano. Cuidado com detergentes de louça, já que a alta concentração de sal pode danificar componentes de alumínio.

Transmissão 

Utilize um desengraxante específico em abundância antes de molhar a bicicleta para amolecer a sujeira. Depois, com água, um pano e uma escova de dentes, limpe corrente, cassete e coroas. Se possível, retire a corrente, coloque-a dentro de um recipiente plástico com desengraxante e agite bem — coqueteleiras de suplemento são ótimas para isso! Por último, enxugue tudo com pano limpo e espere secar ao menos por 20 minutos antes de aplicar o lubrificante. Nunca deixe uma corrente sem lubrificante por muito tempo, já que isso pode provocar o aparecimento de pontos de ferrugem.

Caixa de direção e espiga 

Sempre que passamos na lama, a sujeira do pneu dianteiro é jogada diretamente na caixa de direção, o que torna a área bastante vulnerável. Por isso, devemos soltar os parafusos que prendem a mesa e puxar o garfo para baixo, retirar a graxa contaminada com um desengraxante e aplicar o lubrificante adequado.

Polias de câmbio

As polias devem ser retiradas , limpas e relubrificadas. Aproveite para lubrificar os pivôs dos câmbios, mas lembre-se de retirar o excesso de óleo com um pano depois.

Pivôs de suspensão

Inspecione os pivôs com cuidado. Eles devem ser limpos e lubrificados de novo. Caso contrário, além do mau funcionamento da suspensão traseira, você ainda pode precisar trocar esses componentes antes da hora.

Freios

Se sua bike utiliza freios no aro, certifique-se de que a lama não ficou presa nas ranhuras das sapatas, pois isso aumenta o desgaste das sapatas e do próprio aro.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Cicloturismo: como se preparar para uma viagem de bicicleta

Cicloturismo: como se preparar para uma...

Viajar de bicicleta é uma aventura inesquecível. Desde pequenos trajetos até viagens inter... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 10 alimentos que têm mais potássio do que a banana

10 alimentos que têm mais potássio do qu...

Na hora de repôr as energias, muitos atletas têm como primeira opção a banana, conhecida p... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Sua bike está segura? Veja como trancar sua bicicleta na rua

Sua bike está segura? Veja como trancar...

Um dos maiores pesadelos de quem usa a bicicleta como meio de transporte é não encontrar a... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Três exercícios incríveis para quando você está sem tempo para pedalar

Três exercícios incríveis para quando vo...

Sem tempo para pedalar? Sem problema! Você pode fazer esses exercícios de alta intensidade... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: Ciclo Aventura - VARGEM GRANDE do Sul - 22/07/2018

Bikers Rio Pardo | Ciclo Aventura - VARGEM GRANDE do Sul