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3 receitas de suco de beterraba para ciclistas

  • 31/05/2016

Saiba como a beterraba pode aumentar em 16% a distância percorrida por ciclistas


Por: Bikevillage

Frutas, verduras e legumes são itens indispensáveis na dieta dos atletas e praticantes de atividades físicas. É claro que quanto mais diversificado for o consumo de alimentos saudáveis, melhor, mas nada como reforçar a ingestão daqueles itens que dão uma forcinha a mais no desempenho do esporte.

É o caso da beterraba. Rica em nitrato, a relação entre a beterraba e os benefícios para ciclistas já foi comprovada em várias pesquisas. A mais popular delas, realizada com ciclistas na Universidade de Exeter, na Inglaterra, apontou que o consumo da bebida pode aumentar em 16% a distância percorrida pelos atletas.

Confira algumas dicas para consumir o vegetal e obter todos os seus benefícios e ainda receitas de sucos de beterraba que usam ingredientes variados.

Benefícios da Beterraba
Potente vasodilatador, o nitrato quando em contato com o organismo transforma-se em óxido nítrico. Esse ciclo melhora a absorção de nutrientes do músculo, gera energia, elimina as toxinas do corpo e ainda torna a utilização do oxigênio mais eficiente.

Além da beterraba, outros vegetais também são ricos em nitrato e podem gerar os mesmos benefícios, como a alface, o aipo, o espinafre e a rúcula.

Quanto e quando ingerir
Não existe comprovação de que o consumo da bebida apenas no dia da prova ou do treino possa melhorar o desempenho. A recomendação é que o suco seja ingerido todos os dias. Se o foco for algum evento específico, a beterraba deve ser consumida cerca de seis dias antes.

Também é importante não exagerar: não ultrapasse os 500ml diários. A beterraba, quando consumida em excesso pode causar dores abdominais e diarreia.

No pré-treino o suco pode ser utilizado como fonte de energia e vasodilatador. E no pós-treino como forma de melhorar a recuperação.  

 

Receitas de Sucos:

Suco de Beterraba com Limão

1 beterraba crua + suco de 1 limão + 1 col. (chá) de canela + 1 colher de chá de guaraná em pó + 1 copo de água ou água de coco. Bata todos os ingredientes no liquidificador.  Melhor hora para tomar: antes do treino.

Suco Nitrato Rosa

1 beterraba + 1 cenoura + 2 talos de salsão + 1/2 limão + 1 maçã + 2cm de gengibre . Bata todos os ingredientes no liquidificador e acrescente água de coco até completar o volume e a consistência desejada. Melhor hora para tomar: antes do treino.

Vitamina de Beterraba com Banana

1/4 de xícara de água de coco + 1/4 de xícara de iogurte grego ou iogurte natural (procure usar o integral e não o light) + 1 colher de sopa de cacau em pó + 1/2 scoop de Whey Protein + 1/2 beterraba sem casca + 1 banana. Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. Melhor hora para tomar: depois do treino.

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