Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Mountain bike: tempo, atenção e profissionalismo aumentam a vida útil da sua suspensão

  • 19/11/2015

Ficar atento ao intervalo de tempo, entender as adversidades e procurar um mecânico de confiança fazem a diferença no cuidado com o equipamento


Por Seppia Geração de Conteúdo

50 horas ou 100 horas? Essa e outras dúvidas são frequentes na cabeça de qualquer ciclista quando o assunto é manutenção da suspensão da bicicleta. Que é uma peça sensível, importante e que exige atenção a maioria sabe. Porém, quais são as regras para fazer essa manutenção preventiva ou reparos?

Segundo André Mezadre, gerente comercial da Intac – distribuidora oficial da marca SR Suntour no Brasil – não existe regra, mas é possível indicar um padrão de medidas que vai aumentar a vida útil do seu equipamento.

“Se tomarmos como base as suspensões a ar, o recomendável é fazer a manutenção preventiva a cada 50 horas de uso e a revisão completa a cada 100 horas. Porém, se o ciclista encara uma trilha com chuva, o ideal é que ele procure um mecânico especializado logo em seguida. Mesmo que a bicicleta seja nova, o ideal é fazer a manutenção no máximo no dia seguinte ao pedal”, afirma André.

 

Por que fazer essa manutenção urgente?

O motivo é a infiltração de água. De acordo com ele , esse é o principal problema encontrado nas suspensões das bicicletas. Ao entrar água na suspensão, a parte interna da peça sofre corrosão, o que gera folgas e consequentemente a falta de funcionamento da trava.

“O resultado final desse processo é a deterioração permanente da suspensão. O ciclista seca o equipamento por fora e não percebe a poeira e a sujeira dentro dela. Água e sujeita acumuladas internamente vão formar uma espécie de lixa, o que vai deteriorá-la por dentro cada vez mais”, analisa.

 

Mão de obra qualificada

O ciclista deve procurar um mecânico de confiança e que entenda do assunto. No caso da SR Suntour, a marca oferece os serviços prestados pelo seu centro técnico com profissionais qualificados pela Escola Park Tool, instituição referência em qualificação de mecânicos de bicicleta.

“É preciso ter cuidado para a manutenção não ser feita por profissionais que vão aprendendo de acordo com o que mexem na suspensão. Isso acontece muito no mercado. Quando o ciclista procura mão de obra especializada e qualificada, ele ganha até mais agilidade. O trabalho é feito ou assistido por alguém que conhece as tecnologias e as características do produto”, diz André.

 

Escola Park Tool e SR Suntour

A instituição e a marca firmaram uma parceria no começo deste ano para otimizar o atendimento. Com profissionais formados pela Escola Park Tool, os centros técnicos SR Suntour oferecem atendimento especializado com mecânicos qualificados e certificados. O centro técnico ainda tem “suspensões reservas” para acabar com a espera de 15 a 20 dias enquanto é feito o reparo na bicicleta.

Quer saber mais sobre os cursos de suspensão da Escola Park Tool? Entre no site www.escolaparktool.com.br ou veja tudo na página do Facebook www.facebook.com/escolaparktool.

A Escola Park Tool está no Brasil desde 2013 e já formou mais de 2.000 alunos. O curso possui oito módulos diferentes e todos eles funcionam para ciclistas amadores, lojistas do mercado de bicicletas e mecânicos interessados em qualificação profissional. É um curso moderno e totalmente alinhado com as novas tecnologias do mercado.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | “Fórmula mágica”: Melhore sua performance com 3 treinos por semana

“Fórmula mágica”: Melhore sua performanc...

Está sem tempo para treinar todo dia? Siga nossas dicas, pedale três vezes por semana e br... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 5 motivos porque pedalar no sol é mais cansativo

5 motivos porque pedalar no sol é mais c...

Sua dose diária de vitamina D também pode deixar você exausto. Descubra porque você se sen... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Não quebre

Não quebre

7 dicas para você não perder todas as forças em uma pedalada longa

Bikers Rio Pardo | Dica | 31 dicas para você ficar em forma para sempre na bike

31 dicas para você ficar em forma para s...

Como regra geral, encare toda a pedalada difícil e aguente o tranco o máximo que puder

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA FURNAS - 17/02/2019

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA FURNAS