Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Mountain bike: tempo, atenção e profissionalismo aumentam a vida útil da sua suspensão

  • 19/11/2015

Ficar atento ao intervalo de tempo, entender as adversidades e procurar um mecânico de confiança fazem a diferença no cuidado com o equipamento


Por Seppia Geração de Conteúdo

50 horas ou 100 horas? Essa e outras dúvidas são frequentes na cabeça de qualquer ciclista quando o assunto é manutenção da suspensão da bicicleta. Que é uma peça sensível, importante e que exige atenção a maioria sabe. Porém, quais são as regras para fazer essa manutenção preventiva ou reparos?

Segundo André Mezadre, gerente comercial da Intac – distribuidora oficial da marca SR Suntour no Brasil – não existe regra, mas é possível indicar um padrão de medidas que vai aumentar a vida útil do seu equipamento.

“Se tomarmos como base as suspensões a ar, o recomendável é fazer a manutenção preventiva a cada 50 horas de uso e a revisão completa a cada 100 horas. Porém, se o ciclista encara uma trilha com chuva, o ideal é que ele procure um mecânico especializado logo em seguida. Mesmo que a bicicleta seja nova, o ideal é fazer a manutenção no máximo no dia seguinte ao pedal”, afirma André.

 

Por que fazer essa manutenção urgente?

O motivo é a infiltração de água. De acordo com ele , esse é o principal problema encontrado nas suspensões das bicicletas. Ao entrar água na suspensão, a parte interna da peça sofre corrosão, o que gera folgas e consequentemente a falta de funcionamento da trava.

“O resultado final desse processo é a deterioração permanente da suspensão. O ciclista seca o equipamento por fora e não percebe a poeira e a sujeira dentro dela. Água e sujeita acumuladas internamente vão formar uma espécie de lixa, o que vai deteriorá-la por dentro cada vez mais”, analisa.

 

Mão de obra qualificada

O ciclista deve procurar um mecânico de confiança e que entenda do assunto. No caso da SR Suntour, a marca oferece os serviços prestados pelo seu centro técnico com profissionais qualificados pela Escola Park Tool, instituição referência em qualificação de mecânicos de bicicleta.

“É preciso ter cuidado para a manutenção não ser feita por profissionais que vão aprendendo de acordo com o que mexem na suspensão. Isso acontece muito no mercado. Quando o ciclista procura mão de obra especializada e qualificada, ele ganha até mais agilidade. O trabalho é feito ou assistido por alguém que conhece as tecnologias e as características do produto”, diz André.

 

Escola Park Tool e SR Suntour

A instituição e a marca firmaram uma parceria no começo deste ano para otimizar o atendimento. Com profissionais formados pela Escola Park Tool, os centros técnicos SR Suntour oferecem atendimento especializado com mecânicos qualificados e certificados. O centro técnico ainda tem “suspensões reservas” para acabar com a espera de 15 a 20 dias enquanto é feito o reparo na bicicleta.

Quer saber mais sobre os cursos de suspensão da Escola Park Tool? Entre no site www.escolaparktool.com.br ou veja tudo na página do Facebook www.facebook.com/escolaparktool.

A Escola Park Tool está no Brasil desde 2013 e já formou mais de 2.000 alunos. O curso possui oito módulos diferentes e todos eles funcionam para ciclistas amadores, lojistas do mercado de bicicletas e mecânicos interessados em qualificação profissional. É um curso moderno e totalmente alinhado com as novas tecnologias do mercado.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Cicloturismo: como se preparar para uma viagem de bicicleta

Cicloturismo: como se preparar para uma...

Viajar de bicicleta é uma aventura inesquecível. Desde pequenos trajetos até viagens inter... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 10 alimentos que têm mais potássio do que a banana

10 alimentos que têm mais potássio do qu...

Na hora de repôr as energias, muitos atletas têm como primeira opção a banana, conhecida p... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Sua bike está segura? Veja como trancar sua bicicleta na rua

Sua bike está segura? Veja como trancar...

Um dos maiores pesadelos de quem usa a bicicleta como meio de transporte é não encontrar a... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Três exercícios incríveis para quando você está sem tempo para pedalar

Três exercícios incríveis para quando vo...

Sem tempo para pedalar? Sem problema! Você pode fazer esses exercícios de alta intensidade... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: Ciclo Aventura - VARGEM GRANDE do Sul - 22/07/2018

Bikers Rio Pardo | Ciclo Aventura - VARGEM GRANDE do Sul