Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Alerta! Vai fazer trilhas? Então se vacine!

  • 23/07/2015

Quem vai fazer trilhas em áreas de mata fechada, por exemplo, deve usar repelente, protetor solar, roupas confortáveis, claras e de manga longa ou manguito. Recomenda-se também evitar o uso de perfumes (principalmente os de fragrâncias florais) e trajar peças escuras, pois, além de reterem calor, provocam odores que atraem insetos.


Por: BikeDica

Quem vai fazer trilhas em áreas de mata fechada, por exemplo, deve usar repelente, protetor solar, roupas confortáveis, claras e de manga longa ou manguito. Recomenda-se também evitar o uso de perfumes (principalmente os de fragrâncias florais) e trajar peças escuras, pois, além de reterem calor, provocam odores que atraem insetos.

Esses são alguns dos cuidados que o Ambulatório do Viajante do HC recomenda para diminuir o risco de picadas de insetos vetores de doenças como a febre amarela, malária, dengue e leishmaniose. O ambulatório orienta também que não se deve tocar em vegetais, nem pôr a mão ou se aproximar de locais suspeitos, pois podem ocultar animais peçonhentos.

Para viagens a determinadas localidades são oferecidas vacinas específicas. Os profissionais atualizam a imunização de cada usuário com os antídotos de rotina contra tétano, difteria, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B e poliomielite.

A vacinação contra a febre amarela é obrigatória – de acordo com o Código Internacional Sanitário – para quem viaja a países onde a doença é endêmica. Com o objetivo de evitar o risco da “importação” da moléstia, o certificado é exigido também de indivíduos provenientes dessas regiões. O Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela deve ser anexado ao passaporte, pois essa é uma das exigências da vigilância sanitária de alguns países.

Serviço de vacinação é gratuito e é intensificado no período de férias e de viagens e tem como objetivo evitar a “importação” de doenças

FEBRE AMARELA
Quem pedala pela região do Goiás deve se preocupar, a cidade de Alto Paraíso de Goiás (GO), na Chapada dos Veadeiros, registrou dois casos de febre amarela, em fevereiro: um rapaz de 22 anos, morador recente do município, e um turista belga que visitou a região. O morador morreu poucos dias depois e o turista se recuperou. Nenhum dos dois havia sido vacinado contra a doença.

COMO VACINAR?
Àqueles que vão viajar para qualquer localidade no Brasil ou no exterior, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica que consultem um dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.

A vacina é oferecida gratuitamente em postos de saúde municipais ou estaduais. Para garantir imunidade, precisa ser tomada no mínimo dez dias antes da viagem. O certificado de vacinação emitido pelo posto de saúde deve ser guardado. Com ele em mãos, pode-se obter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Pedale sem dores do joelho

Pedale sem dores do joelho

Um pequeno guia para você ser mais gentil com as articulações mais importantes aos ciclist... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 7 dicas para dormir bem e acordar melhor para o pedal

7 dicas para dormir bem e acordar melhor...

Siga nossas dicas para dormir bem e acorde com disposição de sobra para o pedal

Bikers Rio Pardo | Dica | 5 dicas de como se recuperar de lesões e voltar mais forte

5 dicas de como se recuperar de lesões e...

Aprenda a dar a volta por cima com essas dicas da bicampeã brasileira, Ana Polegatch

Bikers Rio Pardo | Dica | 15 dicas para fazer do seu treino um hábito

15 dicas para fazer do seu treino um há...

Existe uma certa polêmica sobre quantos dias são necessários para fazer com que uma determ... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA FURNAS - 17/02/2019

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA FURNAS