Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

ROTA DO VULCÃO

Como fazer a inscrição.

Venha se aventurar conosco nessa inesquecível e surpreendente cicloviagem, são 300km de aventura divididos em 4 dias, venha vivenciar experiências em pleno contato com a natureza, com toda estrutura para você aproveitar e curtir ao máximo!

Clique Aqui e Inscreva-se!
Data: 20/06/2019
  Local: Poços de Caldas, Caldas, Santa Rita de Caldas, Ibitiura Minas, Andradas, Águas da Prata, Caconde, Poços de Caldas
Distância: 300km
Nível: Intermediário
Valor da Reserva (30%): R$ 297,00
Valor Total: R$ 990,00

 

Idealização ACPC - Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, junto com diversos outros parceiros e empresas privadas e associações.

Localizada na divisa com o estado de São Paulo, a cidade mineira de Poços de Caldas, é conhecida nacionalmente por se encontrar na cratera de um vulcão. Historiadores contam que o local surgiu há pelo menos 80 milhões de anos.

A cidade cresceu dentro de montanhas no planalto de formação vulcânica, e fez com que uma área de cerca de 800 km2 e 30 km de diâmetro se elevasse a uma altura aproximada de 500 metros acima da média da região circundante, com uma altitude média de 1300 metros de altitude e campos suavemente ondulados, é rodeado de montanhas com altitudes entre 1600 metros e 1800 metros.

Quem tem a oportunidade de ver a região de cima, tem a impressão que as construções estão dentro da boca de um vulcão.

Em meio à desafiadoras paisagens da desta região, abrem-se os caminhos que sobem da terra às portas do firmamento. Eis a Cicloviagem Rota do Vulcão, um roteiro repleto de montanhas íngremes, onde a cultura e a hospitalidade do povo são capazes de materializar os sonhos em vivências únicas e enriquecedoras.

A aventura de descobrir na natureza, o nosso papel, está bem explicito nesse roteiro. Aqui a comungação da natureza e do homem é perfeita, estradas sinuosas, serras, matas, flora e fauna.

O modo de vida da população faz com que a hospitalidade, atenção, cuidados aliados com a educação costumeira de moradores, deixam os praticantes de esporte salutar de bem com a vida.

Aqui encontrarás paisagens bucólicas, áreas de preservação, o verde invadindo a cidade. O zelo pelos bons costumes e a vida tranqüila é notada por todo o circuito.

O Roteiro foi traçado priorizando as estradinhas de terra mais bonitas e tranqüilas. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados de forma que o cicloturista tire o máximo de proveito em contato com a natureza, terras férteis, de gente hospitaleira e sabores típicos de Minas Gerais: o café da tarde, o leite fresco e as compotas com queijo.

Uma das cidades mais conhecidas deste roteiro é Poços de Caldas-MG, que, apesar de muito próspera, oferece tranquilidade aos visitantes. Impossível falar de Poços de Caldas sem citar suas famosas águas hidrotermais. Um dos grandes motivos de orgulho da cidade, elas são conhecidas pelas características terapêuticas, atraindo turistas de todas as partes.  Além de área urbana muito agradável, a cidade oferece trilhas, pontes e cachoeiras para a prática de esportes.

Andradas-MG,  famosa na produção de vinhos, também proporciona aventura e beleza aos visitantes. A cidade também está incluídas no roteiro Caminhos Gerais Caminho da Fé e Rota das Capelas. Além da Rota Religiosa, o foco tem sido o ecoturismo na Pedra do Elefante, onde será criado o Parque Ecológico do Elefante, Pedra do Pântano, Gruta das Queixadas, Toca das Andorinhas e, principalmente, o Pico do Gavião, ponto mais alto da Serra do Caracol, com seus 1.663 metros, é o lugar certo para os praticantes de voo livre.

Caldas está situada na serra do maranhão pertinho de Poços de Caldas, cidade acolhedora, de ótimo clima. Possui diversas cachoeiras, trilhas e áreas verdes; águas minerais, destacando-se a do Balneário de Pocinhos do Rio Verde. As águas minerais de Caldas são indicadas para tratamento medicinais, e na rede hoteleira estão aparelhados para receber visitantes que muitas vezes, vem de outros estados e do exterior. 

Santa Rita de Caldas, conhecida pelas suas belezas naturais o município é explorado por turistas aventureiros que percorrem suas trilhas desfrutando do magnífico contato com a natureza. Possui algumas das mais deslumbrantes manifestações de fé do estado e esconde ao longo de seu município belezas naturais procuradas por amantes da natureza e praticantes de esportes ecológicos. 

Ibitiura de Minas, cidade, cidade pacata com 3.500 habitantes, rodeada por montanhas que favorecem a prática de esportes de aventura, como rapel e trekker a pé e mountain bike. A cidade é refúgio para aqueles procuram por sossego, paisagens marcantes e o ar puro da região. 

Águas da Prata-SP é uma cidade familiar, para quem busca sossego e tranquilidade que não se encontra nos grandes centros urbanos. As belezas desta cidade atraem turistas de todos os lugares. O que se destaca em Águas da Prata são as suas maravilhosas nascentes. Razão a sua topografia, a cidade possui dois grandes picos: O Mirante da Laginha e o Pico do Gavião. Em ambos os lugares, os turistas podem apreciar uma linda paisagem da cidade. 

Divinolândia -SP, na Serra da Mantiqueira, clima ameno, muitas cachoeiras e mirantes. Em Divinolândia o relevo é acidentado, devido à posição da cidade, situada na Serra da Mantiqueira. O clima é ameno, com verões mornos e invernos frescos, com geadas ocorrendo todo ano devido às altitudes.  Antes de tornar-se município, a localidade recebia o nome de Sapecado. Emancipada politicamente, recebe o nome de Divinolândia “Terra de Deus”. 

Estância Climática de Caconde na divisa de São Paulo com Minas Gerais, uma cidade com um extraordinário potencial turístico, devido às suas cachoeiras, vegetações, festivais e cultura. Caconde possui muitas cachoeiras, vegetações e festivais, é uma ótima opção para quem quer praticar esportes ligados à natureza. Após a construção da Usina Caconde, a paisagem foi profundamente modificada. O represamento das águas pela barragem proporcionou a formação de um lago artificial com 31 km² de área.

 

ROTEIRO 

  • 1º DIA - Poços de Caldas-MG a Ibitiura de Minas-MG - 80KM
  • Dificuldade Física 7/10
  • Dificuldade Técnica 5/10

Nos encontraremos na cidade de Poços de Caldas, em local pré determinado (divulgado após a inscrição ao evento), de onde seguiremos ao Balneário de Pocinhos do Rio Verde, num trajeto repleto de natureza, onde passaremos na Cascata Antonio Monteiro, seguindo pelo caminho margeando a Serra da Pedra Branca (um dos pontos mais altos do planaldo de Poços de Caldas com cerca de 1.800 metros de altitude), uma estrada com enormes pedras no caminho, formando um belo visual, até chegarmos à cidade de Caldas. Após um lanche partiremos a cidade de Santa Rita de Caldas e depois finalizaremos o primeiro dia do roteiro na cidade de Ibitiura de Minas.

Cascata Antonio Monteiro - Pocinhos do Rio Verde

A caminho de Caldas-MG

Topo da Serra da Pedra Branca vista do fundo

A caminho de Santa Rira de Caldas-MG

  •  2º DIA - Ibitiura de Minas-MG a Águas da Prata-SP - 85KM
  • Dificuldade Física 9/10
  • Dificuldade Técnica 5/10

Um dos dias mais desafiadores do roteiro, porém com as mais lindas paisagens. Sairemos de Ibitiura de Minas sentido a Pedra Cruz, na serra do Pau D'alho, com cerca de 1300 metros de altitude de onde se tem um visual incrível. Após seguiremos sentido ao vilarejo de Campestrinho, e depois seguiremos sentido a Pedra do Elefante que fica no topo da Serra do Pau D'alho com cerca de 1500, com um visual bucólico da Serra do Caracol. Passando pela cidade de Andradas seguiremos sentido ao Bairro do Óleo para seguirmos em sentido ao Pico do Gavião, nosso ponto mais alto do roteiro com 1.663 metros de altitude, na divisa do estado de São Paulo com Minas Gerais. Enfim descidas até a cidade de Águas da Prata-SP, finalizando nosso segundo dia do roteiro.

Visual bucólico no topo da Pedra da Cruz

No topo da Pedra do Elefante

Pico do Gavião a 1.663 metros de altitude

Descida para Águas da Prata

 

  • 3º DIA - Águas da Prata - SP a Caconde -SP - 75km
  • Dificuldade Física 8/10
  • Dificuldade Técnica 7/10

Sairemos de Águas da Prata seguindo sentido ao distrito de São Roque da Fartura, encustado nas montanhas da Serra da Mantiqueira. Seguiremos sentido ao mirante das Macadâminas, lugar de beleza exuberante! Após chegada em Divinolândia seguiremos sentido ao Morro do Pontal, encravado a oeste da Serra da Mantiqueira com quase 1.300 metros de altitude. Após um single track alucinante em meio a mata fechada, faremos uma parada para um lanche, em tradicional venda rural, e após finalizaremos nosso terceiro dia do roteiro da cidade de Caconde.

Subida de Águas da Prata sentido São Roque da Fartura

Mirante das Macadâmias 

Morro do Pontal  

 

  • 4º DIA - Caconde - SP a Poços de Caldas-MG - 60KM
  • Dificuldade Física 7/10
  • Dificuldade Técnica 5/10

Sairemos de Caconde sentido a ao Mirante de Caconde, de onde se tem um visual incrível da Represa de Graminha. Seguiremos sentido a cachoeira de Santa Aquitéria com cerca de 60 metros de quedas d'água. Passaremos no vilarejo de Ribeirão de Santo Antônio e seguiremos sentido ao morro do Barreiro para finalizarmos a cicloviagem no Cristo Redentor de Poços de Caldas.

 

Mirante de Caconde com quase 1.300 metros de altimetria de onde se tem um visual incrível da Represa de Graminha

Cachoeira de Santa Quitéria com 60 metros de queda d'água

Sentido a Poços de Caldas

Final da cicloviagem no Cristo de Poços de Caldas

 

O QUE ESTÁ INCLUSO

  • Veículo de apoio
  • Suporte e orientações pré cicloviagem
  • Hospedagem em pousada com quartos duplos ou triplos
  • Jantar dia 1, 2 e 3
  • Café da manhã
  • Guia credenciado no Ministério do Turismo
  • Fotógrafo profissional durante todo o percurso, fotos em alta resolução disponíveis aos participantes
  • Durante o pedal: lanche manhã, lanche tarde, hidratação e frutas (em pontos de paradas pré-determinados)
  • Apoio mecânico para reparos rápidos
  • Orientações nas revisões diárias das bicicletas
  • Translado das bagagens no carro de apoio
  • Seguro de vida e acidentes pessoais 
  • Certificado exclusivo da cicloviagem

 

VAGAS LIMITADAS A 15 CICLISTAS!

(Quantidade minima de 7 pessoas para esta cicloviagem)

Caso você tenha preferência por outras datas, entre em contato! 

 

VALOR/INVESTIMENTO: R$ 990,00 (novecentos e noventa reais)

 

FORMA DE PAGAMENTO 

  • RESERVA DE VAGA - 30% ENTRADA R$ 297,00  - (VISTA) BOLETO/CARTÃO 
  • SALDO - R$ 693,00 - Parcelado, sendo obrigatório o pagamento total em até 15 dias antes da cicloviagem (via depósito ou boleto)
  • Consulte-nos sobre pagamento do saldo via cartão de crédito


  

Luciano Carneiro (organizador) (19)99297-8612

PERCURSO DIVIDO EM 4 ETAPAS

1º DIA - Poços de Caldas-MG a Ibitiura de Minas-MG
2º DIA - Ibitiura de Minas-MG a Águas da Prata-SP
3º DIA - Águas da Prata - SP a Caconde -SP
4º DIA - Caconde - SP a Poços de Caldas-MG

Percurso de 300 km em estrada de terra batida com aclives e declives, algumas estradas de terra com cascalho, trilhas e terreno irregular, trechos urbanos e pavimentados. O percurso totaliza 7.000 metros acumulados de subidas.

O QUE ESTÁ INCLUSO

Veículo de apoio
Suporte e orientações pré cicloviagem
Hospedagem em pousada com quartos duplos ou triplos
Jantar dia 1, 2 e 3
Café da manhã
Guia credenciado no Ministério do Turismo
Fotógrafo profissional durante todo o percurso
Durante o pedal: lanche manhã, lanche tarde, hidratação e frutas (em pontos de paradas pré-determinados)
Apoio mecânico para reparos rápidos
Orientações nas revisões diárias das bicicletas
Translado das bagagens no carro de apoio
Seguro de vida e acidentes pessoais
Certificado exclusivo da cicloviagem

- BIKE REVISADA
- CAPACETE
- LUVA
- ÓCULOS
- FAROL
- BOLSA DE HIDRATAÇÃO OU CARAMANHOLA
- KIT BÁSICO DE CHAVES, REMENDO E CÂMARA DE AR RESERVA
- DOIS CONJUNTOS DE ROUPAS PRA PEDALAR (PREFERÊNCIA MANGA LONGA)
- 1 CAMISETA DE ALGODÃO PARA DORMIR
- 1 SHORT OU CALÇA DE TACTEL
- CHINELO
- KIT HIGIENE PESSOAL
- FILTRO SOLAR BIODEGRADÁVEL
- REPELENTE DE INSETOS
- CELULAR/CARREGADOR
- MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO OU DE CERTA FREQUÊNCIA.

ITENS OBRIGATÓRIOS:
- CAPACETE
- LUVAS
- ÓCULOS DE PROTEÇÃO
- ROUPAS DE CICLISMO

- BICICLETA MOUNTAIN-BIKE, REGULADA E REVISADA, COM PNEUS PARA TERRA
- ESTAR ACOSTUMADO A PEDALAR COM FREQÜÊNCIA EM TODOS TIPOS DE TERRENO
- TER DISPOSIÇÃO PARA ENFRENTARMOS JUNTOS OS OBSTÁCULOS E DIFICULDADES PROPOSTAS

Veículo de apoio
Suporte e orientações pré cicloviagem
Hospedagem em pousada com quartos duplos ou triplos
Jantar dia 1, 2 e 3
Café da manhã
Guia credenciado no Minstério do Turismo
Fotógrafo profissional durante todo o percurso, fotos em alta resolução disponíveis aos participantes
Durante o pedal: lanche manhã, lanche tarde, hidratação e frutas (em pontos de paradas pré-determinados)
Apoio mecânico para reparos rápidos
Orientações nas revisões diárias das bicicletas
Translado das bagagens no carro de apoio
Seguro de vida e acidentes pessoais
Certificado exclusivo da cicloviagem

- DESLOCAMENTO ATÉ A CIDADE DE SAÍDA
- HOSPEDAGEM ANTES OU DEPOIS DO ENCERRAMENTO DA CICLOVIAGEM
- TRANSPORTE PARA ACOMPANHANTES DURANTE TODA A CICLOVIAGEM
- REFEIÇÕES: ALMOÇO
- PEÇAS DE BIKE (CAMÂRA DE AR, PNEUS, CORRENTE)
- BEBIDAS ALCOÓLICAS EM GERAL
- PASSEIOS LOCAIS OPCIONAIS
- SERVIÇOS MÉDICO-HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS
- DESPESAS EXTRAS DE CARÁTER PESSOAL (TELEFONE, GORJETA, LAVANDERIA, ETC.)
- TUDO QUANTO NÃO SEJA EXPRESSAMENTE MENCIONADO NO PROGRAMA

1. A idade MÍNIMA para ciclistas se inscreverem para o passeio é de 18 (dezoito anos), menores de idade somente acompanhado de seus pais ou responsáveis.

2. Para a realização do evento SERÁ NECESSÁRIO NO MÍNIMO 7 BIKERS, caso contrário o evento será cancelado e faremos a devolução dos valores, em até 7 dias antes do evento.

3. As inscrições terão limite de no máximo 15 bikers, caso atinja o número de inscritos as inscrições serão fechadas para esta cicloviagem.

4. ESTE EVENTO É INDICADO PARA QUEM JÁ ESTÁ ACOSTUMADO A PEDALAR COM FREQUÊNCIA.Nossa avaliação de condição física e técnica para este evento é classificado tendo-se como referência um indivíduo não-atleta e não sedentário, que possua autonomia em conduzir a bicicleta e que já tenha pedalado 40kms ou mais sem dificuldade.

5. Todos(as) os(as) participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da cicloviagem.

6. As inscrições encerram-se 10 dias antes do evento.

7. Não haverá reembolso, por parte da organização, bem como de seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente aos equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento, independente de qual for o motivo, nem tampouco, por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura os participantes venham a sofrer durante a participação neste evento.

8. NÃO SERÃO ACEITOS ciclistas que não estiverem com todos os equipamentos obrigatórios pré-estabelecidos.

9. Durante o percurso e atividades sempre haverá um guia, utilizando-se de rádio para transmitir ao ciclista de apoio e vice versa, caso haja imprevistos ou irregularidades; sendo assim não será permitida a ultrapassagem do guia e nem mesmo ficar atrás do apoio final.

10. Ficam proibidas manobras radicais. Por essa razão, é imprescindível que todos os participantes respeitem as leis de trânsito e cidadãos, nas ruas e estradas.

11. É expressamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas ou qualquer tipos de substâncias ilícitas durante a cicloviagem.

12. Se você faz uso de algum medicamento ou tem alguma restrição, favor comunicar.

13. Em caso de emergência chamaremos o serviço público local de resgate.

14. Você receberá todas as informações e ponto de encontro no seu e-mail cinco dias antes do evento.

15. DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO: todo evento tem um custo operacional como impostos, seguro de vida, transporte, apoio, pessoal e hospedagem (no caso de pernoite), todos esses custos são pagos antecipadamente então segue algumas regras abaixo (de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de Agosto de 1985 da Embratur);
- De 31 dias antes do início da Cicloviagem, devolução total do valor pago (Será descontado taxas e impostos R$ 100,00).
- De 15 a 30 dias antes da realização do evento, devolução de 50% do valor pago (Será descontado taxas e impostos R$ 100,00).
- Até 14 dias antes da realização do evento, não há devolução do dinheiro.
- A sua inscrição é pessoal e intransferível, não sendo possível ceder a sua vaga.

16. CANCELAMENTO DO EVENTO. O evento pode ser cancelado pelo caso:
- Caso não atinja o números de inscritos para a realização do mesmo (item 2)
- Caso o acesso ao local do evento sofra algum dano que impossibilite o acesso ou coloque em risco a segurança dos participantes,
- Nos casos acima os participantes inscritos são comunicados e o valor já pago é devolvido ao participante ou revertido em crédito para um próximo evento.

17. O seguro de vida/acidentes é para o ciclista/participante, pessoal e intransferível. Não incluí bicicleta ou demais equipamentos.

- Antes de pedalar, alimente-se de maneira correta para a prática da modalidade.

- Abasteça sua garrafinha em todos os pontos de apoio e hidratação do percurso.

- Conduza a bicicleta sempre em uma velocidade segura, assim você não correrá riscos e não atrapalhará outro participante ou usuário da via.

- Mantenha sua bicicleta sempre revisada, assim seu pedal será mais aproveitado.

- Não descartem lixo no chão! Zelem pela preservação da natureza!

- Zelar pela imagem do mountain-bike e do ciclismo.

- BAGAGEM DE MÃO - Sugestão : Calça/bermuda, camiseta, chinelo, blusa, roupas intimas, itens de higiene pessoal, carregador de celular, repelente, (lembramos que é região de Serra estando o clima sujeito a mudanças bruscas de temperatura).

- UTENSÍLIOS A SEGUIR COM A BIKE: Capacete, garrafinha de água, luvas, óculos, câmara de ar reserva, capa de chuva ou corta vento, calça comprida para bike ou pernito, camisa de manga comprida ou manguito, celular, protetor solar, documentos e dinheiro para uso pessoal.

Valor da Reserva (30%): R$ 297,00
Taxa de pagamento: R$ 0,00
Valor da Reserva + Taxa (30%): R$ 297,00
Valor Restante (Depósito em conta): R$ 693,00
Valor Total do Evento (Reserva + Depósito): R$ 990,00
Atenção: Você deve fazer a inscrição e efetuar o pagamento da reserva. Em seguida você deve efetuar o depósito em conta do restante do valor.

Boleto Bancário ou transferência / Cartão de Crédito - Pagamento via depósito

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA - ALPINÓPOLIS-MG - 25/11/2018

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA - ALPINÓPOLIS-MG