Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Caramanholas podem ter mais bactérias que vasilhas de cachorros

  • 31/08/2017

Estudo realizado em 2016 revela que, em média, cada garrafinha tinha 313.499 mil colônias de bactéria/cm², cerca de seis vezes mais do que o número presente em um pote de água para cachorro (47,3 mil colônias de bactéria/cm²).


Pedalar só pode fazer bem para a saúde, certo? Depende. O uso de garrafinhas do tipo squeeze, as famosas caramanholas, podem causar uma série de problemas à saúde do ciclista devido a alta presença de fungos e bactérias.

Um estudo realizado em 2016 pela empresa Treadmill, afirma que a garrafinha de água que você usa tem, em média, 313 mil colônias de bactéria por cm², das quais cerca de 60% pode causar infecções de pele ou generalizadas e pneumonia. É mais do que está presente em uma vasilha de água para cachorro.

O estudo contratou um laboratório independente para testar a presença de bactérias em garrafinhas de água reutilizáveis, durante uma semana, por 12 atletas.

Os pesquisadores verificaram uma presença assustadora de germes, dos quais 60% podem causar doenças. Quatro tipos foram analisados: com canudo embutido, com tampa que sai para fora, squeeze e slide top (com tampa que desliza).

Em média, cada garrafinha tinha 313.499 mil colônias de bactéria/cm², cerca de seis vezes mais do que o número presente em um pote de água para cachorro (47,3 mil colônias de bactéria/cm²).
 
“Os responsáveis por essa festa bacteriana são a boca e as mãos, explica o médico professor de Infectologia da PUC-SP, Fernando Ruiz. “O contato com a boca humana municia constantemente o acúmulo de bactérias nesses recipientes. Estudos históricos mostram que passam de 700 as espécies já descritas”, afirma.”
 
No entanto, Ruiz ressalta que só a presença de germes não é decisiva para um indivíduo adoecer. Feridas na boca (cárie, diabete, placas bacterianas, gengivite e aftas), por exemplo, facilitam que a bactéria caia na corrente sanguínea e cause pneumonia ou infecções graves. Imunidade baixa também facilita que uma enfermidade se manifeste.

Higienização

A limpeza das garrafinhas deve ser feita com detergente comum e de forma frequente, aconselha o médico. “Principalmente onde pode se acumular umidade ou formar placas de biofilme (conglomerado de bactérias), como os canudos”, diz o infectologista.

Além disso, o médico ressalta que o melhor é usar água de fonte confiável e manter o recipiente longe do sol – uma vez que altas temperaturas favorecem a proliferação de germes.

Aconselhamos também a, cada 2 dias, fazer uma higienização completa utilizando água, detergente e um pouco de água sanitária (o equivalente a uma tampinha) e deixe esta solução dentro da sua garrafa por pelo menos 30 minutos. Faça o mesmo com a tampa e o bico. Deixe a tampa com o bico virado para baixo num recipiente com a mesma solução. No caso do bico, é bom deixar por pelo menos 1h ou até eliminar totalmente a sujeira visível que pode acumular nestes locais.

No caso das mochilas de hidratação, a higienização também pode ser feita com a mesma solução. Depois de deixar a solução agindo dentro do recipiente de água da mochila por 1h, elimine a água através do próprio tubo, fazendo com que esta solução também passe pelo mesmo e desinfetando por dentro.

Por: PedalÉpico

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Estudo: pedalar mantém o sistema imunológico jovem

Estudo: pedalar mantém o sistema imunoló...

Quem pedala mantém o sistema imunológico mais jovem, de acordo com um estudo publicado pel... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como ganhar velocidade no MTB com três passeios diferentes

Como ganhar velocidade no MTB com três p...

Assim como a maioria dos ciclistas, você possivelmente pedala na semana o máximo que conse... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Pedalar ajuda a manter seu sistema imunológico jovem, diz estudo

Pedalar ajuda a manter seu sistema imuno...

Esporte também pode reduzir risco de câncer, problemas de coração e garante melhoras a qua... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Andar de bicicleta pode travar os efeitos do envelhecimento

Andar de bicicleta pode travar os efeito...

Andar regularmente de bicicleta pode reduzir os efeitos do envelhecimento e ajudar a rejuv... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA - NOVA RESENDE-MG - 06/05/2018

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA - NOVA RESENDE-MG