Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Suco de beterraba tem efeito na melhora de desempenho em exercícios longos

  • 26/04/2017

Estudos sugerem que tal suplementação pode melhorar a eficiência e capacidade de captação de oxigênio. O benefício ergogênico da beterraba está na sua alta concentração de nitratos


O efeito de determinados nutrientes em sua forma isolada tem se constituído em uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas indústrias de suplementos nutricionais. Esse princípio é o que na verdade caracteriza e justifica a efetividade dos suplementos. Poder utilizar uma determinada substância isoladamente e em uma dose que se mostra efetiva é o que fortalece a importância dos suplementos. Vale a pena lembrar que estamos falando de nutrientes e não de medicamentos.

Dentre as novas evidências que têm sido comunicadas pelos estudos científicos nesta área, aparece um nutriente muito conhecido: trata-se do suco de beterraba. Este nutriente tem sido associado com efeitos relacionados à melhora de desempenho, principalmente em atividades físicas de média a longa duração, com particular interesse voltado para corridas de longa distância.

Uma publicação recente de 2017, fez uma análise detalhada das evidências científicas sobre os efeitos da beterraba. Os pesquisadores de Universidades de Madri e Barcelona na Espanha, avaliaram os resultados de 23 trabalhos científicos publicados sobre a beterraba entre 2010 e 2016.

As evidências científicas realmente apontam para a comprovação de benefícios do suco de beterraba. Os estudos publicados sugerem que a suplementação com suco de beterraba melhora a capacidade cardiorrespiratória em praticantes de exercícios de longa duração, melhorando a eficiência e aumentando o tempo de exaustão, podendo melhorar a capacidade de captação de oxigênio.

O benefício ergogênico da beterraba está na sua alta concentração de nitratos. Este nutriente quando ingerido é transformado no tubo digestivo em óxido nítrico. O óxido nítrico transportado pelo sangue aos músculos vai promover vários benefícios para a produção de energia aeróbica, como vasodilatação, potencialização da função das mitocôndrias, maior captação de glicose etc. Estas evidências representam mais uma vez comprovações de benefícios de nutrientes isolados, que quando consumidos com dose adequada e objetivos específicos proporcionam resultados realmente convincentes.

Por: Eu Atleta

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Estudo: pedalar mantém o sistema imunológico jovem

Estudo: pedalar mantém o sistema imunoló...

Quem pedala mantém o sistema imunológico mais jovem, de acordo com um estudo publicado pel... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como ganhar velocidade no MTB com três passeios diferentes

Como ganhar velocidade no MTB com três p...

Assim como a maioria dos ciclistas, você possivelmente pedala na semana o máximo que conse... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Pedalar ajuda a manter seu sistema imunológico jovem, diz estudo

Pedalar ajuda a manter seu sistema imuno...

Esporte também pode reduzir risco de câncer, problemas de coração e garante melhoras a qua... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Andar de bicicleta pode travar os efeitos do envelhecimento

Andar de bicicleta pode travar os efeito...

Andar regularmente de bicicleta pode reduzir os efeitos do envelhecimento e ajudar a rejuv... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA - NOVA RESENDE-MG - 06/05/2018

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA - NOVA RESENDE-MG