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Força mental: você é forte o suficiente?

  • 13/10/2016

Em muitas ocasiões estamos bem treinados mas a cabeça acaba nos traindo e não consegue nos levar até o fim de um grande desafio. Para nos superarmos a força mental chega a ser tão importante quanto a força física


Em muitas ocasiões estamos bem treinados mas a cabeça acaba nos traindo e não consegue nos levar até o fim de um grande desafio. Para nos superarmos a força mental chega a ser tão importante quanto a força física e deve ser treinada da mesma forma. Para falar melhor sobre este assunto, encontramos um texto muito bom sobre como conseguir essa fortaleza mental no esporte e na vida.

Quando não está com vontade de treinar você encontra uma maneira de fazer o treino ou você arruma uma desculpa para pular fora? Se os obstáculos aparecerem na sua frente você aceita a derrota ou você encara o desafio? Quando você tem uma corrida ruim isto abala sua confiança ou você toma a experiência e constrói a partir dela?

Muitos atletas e treinadores dizem que a resistência mental é o componente chave para alcançar o sucesso no esporte. Resistência mental é a sua capacidade de perseverar em face de desafios, para continuar, mesmo quando as coisas ficam difíceis e para ter um compromisso incansável com seus objetivos. Quando você desenvolver sua resistência mental, os obstáculos são apenas temporários e um mau desempenho não abala sua crença em sua capacidade.

Aqui estão os top quatro atributos de resistência mental e dicas para desenvolver esses atributos, tanto no treinamento quanto no dia da corrida:

Compromisso

Motivação é o que faz você sair, mas o compromisso é o que mantém você saindo. Atletas mentalmente fortes sabem exatamente o que eles querem alcançar e estão empenhados em fazer isso acontecer. Quando você está mentalmente forte significa que você pode adiar a gratificação imediata e tomar decisões no momento em que estão a serviço de seu objetivo final. Quando você está comprometido com o objetivo, quaisquer contratempos que você encontra são temporários e não é uma questão de se você realizar seu objetivo, mas quando.

Ferramenta de Treinamento: Estabelecimento de Metas

O estabelecimento de metas é a ferramenta para ajudá-lo a criar uma visão do que você quer realizar com um plano de como chegar lá. Saber exatamente como você quer se sentir eo que você quer realizar no dia da corrida e, em seguida, definir a curto prazo e de formação a longo prazo metas específicas para chegar até lá.

Ferramentas do dia de corrida: Aceitação

Esteja pronto para aceitar qualquer que seja o que o dia traga para você. Não lute contra isso; acredite que é exatamente o que você está destinado a encontrar naquele dia. Quando você aceita imediatamente o que está a sua frente e confia que você pode lidar com qualquer desafio que o dia da corrida traga, você consegue encontrar uma maneira rápida de contornar qualquer problema.

 

Foco

Uma das características dos atletas mentalmente fortes é que eles são capazes de funcionar sob pressão e capazes de executar de forma consistente. Quando você está mentalmente forte você fica no momento presente, mantém seu foco sobre as coisas que estão em seu controle e não se distrair com coisas irrelevantes para o seu desempenho. Você é capaz de se concentrar na tarefa em mãos e fazer o que precisa ser feito naquele momento, independentemente do que está acontecendo ao seu redor. Você sabe que quando você chegar ao final de sua corrida, você deu tudo o que tinha para dar, tanto mentalmente quanto fisicamente.

Ferramenta de Treinamento: Trem para Adversidade

Em um estudo feito com 33 atletas de elite para definir o conceito de força mental, um dos temas dominantes que surgiram foi a capacidade de lidar com a adversidade (Middleton, et al., 2004). Imaginem circunstâncias que possam chocalhar sua confiança ou foco e tentam criar situações durante o treinamento que irão simular essas experiências. Treinando para a adversidade você tem a oportunidade de praticar permanecer calmo e confiante ao lidar com contratempos.

Ferramentas do dia de corrida: Momentos Críticos

Pense sobre os momentos que virão durante a sua corrida que são fundamentais para o seu desempenho. Pense em cada momento e planeje como você quer reagir nestas situações para que você possa ficar focado no seu objetivo final e fazer disto uma parte de seu plano de corrida.

 

Resiliência

A rapidez com que seu corpo é capaz de retornar a sua freqüência cardíaca de repouso após a atividade física é um sinal de sua aptidão física. O quão rápido você pode recuperar a sua compostura depois de um revés é um sinal de sua capacidade de resistência e aptidão mental. Um atleta mentalmente forte pode avaliar rapidamente a situação e adaptar-se às novas circunstâncias. Quando você é resiliente, isso significa que não há demanda que você não pode cumprir, nenhum obstáculo que você não pode vencer e você não está imediatamente derrotado em face de um revés. Você pode lidar com qualquer coisa que vem à sua maneira e onde outros vêem obstáculos, você vê oportunidades.

Ferramenta de treino: Obstáculos às Oportunidades

Como você define o desafio na sua frente muda tudo. Quando encontrar um obstáculo durante o treinamento, veja o que muda quando escolhe pensar; “Isto vai ser um saco.” Versus “Isto vai ser difícil.” Versus “Este vai ser um desafio.” Versus “Esta vai ser uma oportunidade.” Quando olha para as oportunidades, você encontra o seu caminho em torno do obstáculo e pode sair ainda mais forte do outro lado.

Ferramentas do dia da corrida: Afirmações

Muitos são melhores em criar de listas que alimentam nossas dúvidas do que de criar listas valorizem os nossos pontos fortes. As afirmações são mensagens poderosas que podem ajudar a influenciar os seus sentimentos de competência e confiança. Crie uma lista de afirmações positivas e poderosas que irão abastecer a sua confiança no dia da corrida.

 

Atitude
Cada pensamento que você tem é uma mensagem que está enviando para si mesmo sobre r como está confiante e se sentindo capaz de realizar seu objetivo. É preciso acreditar que pode fazer isso. Atletas mentalmente fortes têm uma crença inabalável em sua capacidade para realizar seus objetivos e sabem que um dia ruim não irá defini-los. Você usa falhas como feedback e leva o que aprendeu para a próxima competição. Falhas não fazem você querer jogar a toalha, elas fazem você querer ainda mais.

Ferramenta de Treinamento: Imagery
Uma pesquisa demonstrou que o uso de imagens é um forte preditor de confiança e força mental (Mattie & Munroe-Chandler, 2012). Você tem a capacidade de imaginar o futuro e de mudar as suas expectativas sobre este futuro. A capacidade de ver o sucesso em sua mente ajuda você a acreditar que você é capaz de ter sucesso em sua vida. Quando usa a imaginação, cria a oportunidade para ensaiar mentalmente como deseja sentir e o que você pretende fazer durante sua performance.

Ferramentas do dia de corrida: Pensamento Parando
Quando fica preso em um padrão de pensamento negativo ou em emoções negativas, é como se tivesse pulado em um trem de alta velocidade e não há maneira de sair dos trilhos. Quando você reconhecer que você está envolvido em pensamentos que são prejudiciais para o seu desempenho, você precisa aprender a detê-los e mudar a faixa. Pare essa linha de pensamento e mude seus pensamentos e concentre-se em algo que o ajude a se sentir calmo, confiante e no controle.

Resistência mental não é uma habilidade; são muitas habilidades. E você não nasceu mentalmente forte – você trabalha para isto. Quando estiver na sua corrida e não tiver feito a sua preparação mental, está deixando uma parcela significativa de seu desempenho ao acaso. Essa mesma disciplina que usa para a sua aptidão física deve ser aplicada para a sua aptidão mental. Prepare-se para o sucesso treinando tanto seu corpo quanto seu cérebro para o dia da corrida.

Fonte: The Ciclista

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