Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Por que pedalar nos torna mais felizes?

  • 13/10/2016

Quem pedala sabe o quão viciante é este esporte. Basta alguns dias de treino e pronto, não vai querer parar mais! Mas por que isto acontece?


Quem pedala sabe o quão viciante é este esporte. Basta alguns dias de treino e pronto, não vai querer parar mais! Mas por que isto acontece? Um artigo muito interessante publicado em um site australiano especializado no esporte tenta explicar a ciência por trás desta satisfação toda, afinal é preciso haver um motivo para que seus praticantes gostem tanto.

A ciência da psicologia positiva investiga o que torna a vida mais digna de ser vivida. O ciclismo parece possuir uma série de atributos que aumentam a felicidade de uma maneira que poucos outros esportes podem reivindicar. Enquanto muitos outros esportes podem possuir uma pequena quantidade destes atributos, parece que o ciclismo pode ser um dos poucos que tem todos eles.

Baseado nesta ciência, o site cycling tips listou 15 razões do porquê pedalar nos torna tão felizes:

 

Saúde Física
Está comprovado que o exercício aeróbico é um dos maiores preditores de nossa saúde física. Nosso corpo simplesmente funciona melhor quando estamos em boa forma física. Este é um princípio amplamente aceito e compreendido, por isso não vou entrar em mais detalhes sobre ele neste artigo.

Saúde Mental
Pessoas fisicamente aptas e saudáveis são geralmente mais felizes do que os seus opostos, com pouco preparo físico e com a saúde prejudicada. Depressão, ansiedade e estresse são geralmente mais baixos em pessoas fisicamente saudáveis. Andar de bicicleta aumenta a saúde mental.

Ciclismo é social
Como surfista, eu me sentava no oceano e egoisticamente saboreava a serenidade e o surf solo. De vez em quando vislumbrava um outro surfista que anda ao longo da praia em minha direção e gostaria de amaldiçoá-los, esperando que selecionasse outro local. Andar de bicicleta é diferente. Enquanto passeios individuais são ótimos, os nossos melhores momentos na bicicleta muitas vezes envolvem passeios em grupo com os amigos. Além disso, o ciclismo é ótimo para construir uma rede de contatos, de uma forma que poucos outros esportes são.

Alcance
Andar de bicicleta é algo que qualquer um pode fazer. É imensamente acessível.

Saborear
Saborear é o que fazemos quando ampliamos mentalmente uma experiência agradável. Saborear é um poderoso reforço ao bem-estar. O ciclismo é um esporte que nos dá uma enorme oportunidade de curtir o momento.

Seja apreciando com calma uma bela vista panorâmica, a alegria de uma descida rápida, ou o café e bate-papo pós-treino, revivendo as melhores partes do treino em grupo com os companheiros. Há muito para saborear durante (e após) a maioria dos passeios.

Gratidão
Gratidão e saborear muitas vezes andam de mãos dadas. É difícil saborear sem se sentir grato. Gratidão também nos faz feliz. Às vezes, as coisas que sentimos em uma bicicleta podem ser sublimes.

Ciclismo oferece aqueles momentos de silêncio preciosas que nos enchem de admiração e gratidão. Embora possa acontecer no topo de uma subida famosa mundialmente, pode acontecer da mesma forma em uma rua de subúrbio tranquila quando o sol nasce, o dia começa e nós sentimos aquela sensação de admiração, apreço ou gratidão. É como se tudo estivesse bem com o mundo – mesmo quando não está. E neste momento, enquanto estamos em duas rodas, nos sentimos felizes.

Objetivos
Quando pedalamos é possível estabelecer diferentes tipos de objetivos. Parece que enquanto nos exercitamos e buscamos melhorar e evoluir, nos sentimos melhor sobre a vida, o nosso bem-estar aumenta. A busca pelos nossos objetivos nos faz felizes.

A busca por sensações e risco
Um dos atributos interessantes de muitos esportes são as oportunidades de buscar sensações. A pesquisa mostra que a atividade física é vista como uma forma de alcançar a nossa necessidade de ser animado, alegre e aventureiro. Riscos e oportunidades para a ‘emoção’ pode ser parte de cada passeio – e o zumbido de uma descida rápida, a velocidade de um sprint ou o desafio de uma pista off-road ou rock-garden pode nos dar um sorriso que dura por dias.

Realização
Alguns estudiosos afirmam que a realização é um dos principais contribuintes para o nosso senso de bem-estar. Por causa de sua acessibilidade, o ciclismo é uma fonte inesgotável de oportunidades de realização. Quer seja em um KOM no strava ou melhor marca pessoal, um passeio de longa distância, uma experiência no Everest ou alcançar um objetivo pessoal, nossas realizações no ciclismo são gratificantes.

Comprometimento
Algumas pessoas descrevem “Flow” como o segredo da felicidade. Ela ocorre quando estamos tão envolvidos em algo que perdemos a noção do tempo. Nós não percebemos nada porque estamos tão imersos em uma tarefa que é ao mesmo tempo desafiadora e detém toda nossa atenção. Algumas de nossas experiências mais imersivas ocorrer na bicicleta.

Otimismo
As pessoas que são otimistas acreditam que coisas boas estão chegando e que o futuro parece brilhante. Os otimistas também são muito mais felizes do que aqueles que são temerosos sobre o futuro. Porque os ciclistas são engajados em seu esporte e orientados para um objetivo, estamos sempre ansiosos para a nossa próxima viagem (muitas vezes em detrimento de outras prioridades!), e nosso otimismo nos faz bem.

Forças
Nós nos sentimos bem quando usamos nossos pontos fortes. Pontos fortes são coisas que fazemos bem, que nos fazem autênticos e nos dão energia. Se amamos ciclismo, geralmente podemos identificar nossos pontos fortes no esporte e a sensação é boa quando usamos estas qualidades para competir de maneira saudável com nossos companheiros.

Renovação
Uma recreação de verdade é renovadora. Ela nos ajuda a recriar nós mesmos. Apesar de ficarmos exaustos após um treino, também ganhamos um sono restaurador. Nós dormimos melhor (o que é crucial para o nosso bem-estar) e nos sentimos fisicamente e mentalmente melhor após nossa pedalada.

Significado
No exterior há muitos eventos de ciclismo onde todo o valor arrecadado com as inscrições e patrocínios do evento são destinados a causas sociais, dando um significado maior à competição. Nada melhor que unir o que você ama fazer com algo que está de alguma forma contribuindo com a sociedade.

Emoções positivas
Se temos uma orientação saudável para o ciclismo sentimos uma ampla gama de emoções positivas quando pedalamos. Alegria, satisfação, comprometimento, realização, atenção, calma e tranqüilidade, confiança, poder, animação – felicidade. Ou seja, nos sentimos bem pedalando!

Em última análise, por todas estas razões e mais, nos sentimos bem quando pedalamos. Esta é a psicologia positiva do ciclismo. É viciante, com uma sensação única, e quando obtemos o equilíbrio certo ele nos ajuda a melhorar nosso comportamento social, nos torna melhor fisiológica e psicologicamente e ainda melhora nossos recursos cognitivos.

Por: The Ciclista

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Depilação no ciclismo: 5 motivos para fazer (ou não)

Depilação no ciclismo: 5 motivos para fa...

Assunto que sempre gera discussão entre os adeptos do esporte, as razões que levam os atle... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | As subidas de bike mais difíceis do mundo

As subidas de bike mais difíceis do mund...

Você não precisa ser um profissional para curtir a glória de conquistar uma subida -escala... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Aerodinâmica - Qual a posição mais rápida para descer montanha?

Aerodinâmica - Qual a posição mais rápid...

Bert Blocken, professor da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, tentou res... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Os prós e contras dos materiais usados na fabricação de bicicletas

Os prós e contras dos materiais usados n...

Para ajudar você nessa tarefa, ouvimos alguns especialistas e pesamos os prós e contras de... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: Expedição à PEDRA CRUZ em ANDRADAS-MG - 16/07/2017

Bikers Rio Pardo | Expedição à PEDRA CRUZ em ANDRADAS-MG