Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Vale a pena comprar uma bicicleta pela internet?

  • 26/04/2016

Não há dúvidas que a praticidade e variedade que encontramos na internet hoje é um atrativo a mais quando buscamos algum produto de qualquer segmento. Quando o assunto é bicicleta isso não é diferente. De fato, com as informações que temos circulando hoje em tantos blogs (como este), é muito corriqueiro que as pessoas acabem pesquisando antes de comprar uma bicicleta.


Não há dúvidas que a praticidade e variedade que encontramos na internet hoje é um atrativo a mais quando buscamos algum produto de qualquer segmento. Quando o assunto é bicicleta isso não é diferente. De fato, com as informações que temos circulando hoje em tantos blogs (como este), é muito corriqueiro que as pessoas acabem pesquisando antes de comprar uma bicicleta.

É comum fazermos pesquisas na internet para, depois de sanadas nossas dúvidas, buscarmos pelo modelo ideal em alguma loja física. Ou então acabar comprando pela internet de fato. E é aí que entra a pergunta: será que vale mesmo a pena comprar uma bike pela internet?

Nossa resposta é: em grande parte dos casos, vale sim. Mas vamos com calma!

Se você considera ou já considerou comprar uma bike online, fique atento aos tópicos a seguir para ter certeza de que está fazendo um bom negócio:

A bicicleta é ideal para você?

Já batemos nessa tecla algumas vezes por aqui, mas é porque realmente vale a pena: quando você vai comprar uma bicicleta (online ou em alguma loja física), é ideal você saber quais são suas necessidades/objetivos.

Isso é tão ou mais verdadeiro quando você vai comprar uma bike pela internet. Saber isso pode ajudar a filtrar suas escolhas, pois existem vários tipos de bicicleta para atividades e demandas diferentes, e os sites geralmente são separados por categorias como Mountain Bike, Bicicletas Urbanas, Speed, e assim vai… isso deve ser a primeira coisa a saber.

Outra coisa que você deve tomar bastante cuidado ao comprar online, já que não estará com a bicicleta na sua frente para fazer um teste: leia a descrição, saiba quais são as medidas (elas se encaixam no seu Bike Fit?), quais materiais, tamanho do aro e todas as informações relevantes. Boas lojas irão indicar tudo isso logo na página do produto. Caso você não encontre, entre em contato solicitando essas informações antes de efetuar a compra. Não deixe passar!

Veja só, separamos alguns artigos que podem te ajudar a entender suas necessidades na hora da escolha:

– Bike Fit: Por que todo ciclista deveria fazer antes de comprar uma bicicleta

– Qual bicicleta você deve comprar para fazer trilhas?

– Vantagens e cuidados ao comprar uma bicicleta dobrável

– 5 dicas de bicicletas urbanas

– O que é uma bicicleta fixa e quais suas vantagens?

 

Adquirir confiança em uma loja ou outra é um caminho árduo, ainda mais quando é sua primeira compra, mas é possível.

Você deve levar – e muito! – em consideração a reputação que a loja escolhida tem. Antes de decidir sobre uma determinada loja, leve um tempinho para pesquisar a fundo sobre os vendedores ou lojas que você selecionou previamente. Algumas coisas podem ajudar a solidificar a sua decisão:

– Compare preços entre as lojas. A melhor parte de fazer compras online é justamente poder escolher dentre várias empresas a que possui aquele mesmo produto com preço mais em conta… mas isso não quer dizer que é a melhor opção ainda. Feito isso, siga o próximo passo:

– Acesse a página no Facebook das empresas entre as quais você está em dúvida e observe os comentários das postagens e avaliações que as pessoas fazem. Essas interações costumam ser um bom indicativo de como é o serviço da empresa;

– Busque por outros clientes e experiências. Em grupos, fóruns ou até mesmo dentro da página da loja que você está pensando em comprar e entre em contato direto com pessoas que já fizeram negócio. Pergunte como foi o atendimento, se chegou tudo direitinho. Enfim, peça um feedback da experiência que ela teve para você evitar de entrar em roubadas.

– Outra valiosíssima dica é acessar o site ReclameAqui e buscar pelo nome das lojas. Pelo teor e volume das reclamações você pode tirar boas conclusões se quer comprar nesta loja ou não. Mas preste atenção também se a empresa se preocupa em responder e resolver os problemas, e se são problemas que acontecem muito raramente ou se são recorrentes.

Prefira lojas de bike especializadas

 

Para comprar uma bike online você precisa confiar na loja

Mesmo comprando pela internet, você ainda pode ter diversas opções de lojas de departamento que possuem bicicletas (e uma enorme variedade de outros produtos) ou então você pode escolher uma loja de bike que é especializada no assunto. Recomendamos fortemente que escolha a segunda opção, desde que você já conheça a procedência. Existem alguns motivos para isso, mas estes são os principais:

– A variedade de opções pode ser maior: bike shops são focadas em produtos voltados para ciclistas, então é muito mais provável que você encontre marcas e produtos de qualidade nessas lojas do que em lojas de departamento, que podem até vender algumas marcas com bom nome, mas geralmente a variedade de opções é mais limitada.

– O atendimento que você receberá em uma loja mais generalista pode ser menos eficaz do que o de uma loja virtual específica de bicicletas, onde você poderia receber informações técnicas muito mais acuradas.

 

Busque por uma opção de retirada na loja

Por fim, uma das reclamações mais recorrentes no caso de compras pela internet é a entrega.

Fatores como demora e valor de frete são apenas algumas das variáveis e nem são as mais graves. O pior que pode acontecer é quando há transporte e manuseio irresponsável de sua bicicleta e peças, acarretando em danos. Imagina você passar por todos os passos acima, achando que vai receber exatamente o que comprou, para surpreender-se com peças quebradas ou faltantes, por exemplo.

Você pode optar por algumas soluções para não precisar passar por isso. O que indicamos é o seguinte: busque lojas virtuais que possuem lojas físicas também e que permitam a opção de retirar na loja, ao invés de enviar através de uma transportadora. Se você tiver condições de ir buscar a bicicleta pessoalmente na loja, terá certeza de que sua magrela não sofrerá nas mãos de terceiros até chegar às suas.

 

Por: blog.roupasparaciclista.com.br

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Pegar uma bike e conhecer o mundo é a melhor decisão que você pode tomar

Pegar uma bike e conhecer o mundo é a me...

Não importa se você é ciclista de fim de semana ou semiprofissional do pedal: conheça rote... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Ciclismo é a melhor opção para manter a saúde e a produtividade

Ciclismo é a melhor opção para manter a...

Locomover de bicicleta diariamente, para ir ao trabalho ou à escola, reduz em 52% o risco... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Caramanholas podem ter mais bactérias que vasilhas de cachorros

Caramanholas podem ter mais bactérias qu...

Estudo realizado em 2016 revela que, em média, cada garrafinha tinha 313.499 mil colônias... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | O que acontece com seu corpo ao berber álcool depois de um pedal pesado

O que acontece com seu corpo ao berber á...

Timing e moderação são importantes se você não quiser atrasar sua recuperação

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 7º Pedal Sport PURA VIDA - Poços de Caldas - 22/10/2017

Bikers Rio Pardo | 7º Pedal Sport PURA VIDA - Poços de Caldas