Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

A importância do magnésio na dieta do ciclista

  • 17/04/2015

Entre os praticantes do ciclismo, este mineral é de extrema importância para o desempenho. Sua deficiência pode ser a causa de câimbras musculares em exercícios de longa duração e alta intensidade


Entre os praticantes do ciclismo, este mineral é de extrema importância para o desempenho. Sua deficiência pode ser a causa de câimbras musculares em exercícios de longa duração e alta intensidade.

Entre os minerais essenciais para o organismo humano, o magnésio é considerado o segundo em importância, logo depois do potássio. Em nosso corpo há, em media, de 21 a 28 gramas de magnésio, distribuídos principalmente nos ossos, músculos e tecidos.

Entre os praticantes de esportes aeróbicos como o ciclismo, presença do mineral é de extrema importância para seu bom desempenho. Entre as funções do magnésio no corpo humano destacam-se:

  • Contração e relaxamento muscular;
  • Funcionamento de certas enzimas do organismo;
  • Produção e transporte de energia;
  • Produção de proteínas
  • Diminuição da atividade dos radicais livres, que provocam o envelhecimento celular.


Além disso, o magnésio é um dos minerais responsáveis pelo correto funcionamento do músculo cardíaco, além de funcionar como um tranquilizante natural, já que produz relaxamento dos músculos esqueléticos, assim como da musculatura dos vasos sanguíneos e do trato gastrointestinal.

O magnésio desempenha papéis antagônicos ao cálcio. O cálcio promove a contração muscular e o magnésio o relaxamento. Por essa razão, a deficiência deste elemento pode provocar contrações involuntárias, tremores, câimbras, arritmias cardíacas, inibição da síntese de DNA e RNA, alterações de humor, confusão mental e desorientação, fadiga, insônia, taquicardia.

A deficiência deste mineral no organismo pode ser causa de câimbras musculares em exercícios de longa duração e alta intensidade. A carência de magnésio também está associada ao cansaço prematuro em treinamentos de resistência. Bons níveis de magnésio ajudam a melhorar o rendimento e a prevenir danos musculares.

 

Como consumir e onde encontrar

A ingestão diária de magnésio deve ser entre os 300 e 350 mg por dia para homens e 280 mg por dia para as mulheres.

O magnésio pode ser incorporado ao corpo mediante a ingestão de suplementos e alimentos fortificados com este e outros minerais e nutrientes, embora possa ser encontrado em abundância em frutos secos, como as nozes, castanhas de caju e do Pará, amêndoas, feijões e ervilhas, além de verduras de folhas verde escuras e em frutas como o abacate, a banana e a uva. 

Também podemos cobrir a necessidade diária de magnésio facilmente consumindo os seguintes alimentos:

  • Uma xícara de chocolate com leite e três fatias de pão integral;
  • Uma porção de carne acompanhada de salada verde.
  • Uma xícara de legumes cozidos.
  • Uma banana grande.

Assim como existem alimentos que ajudam a deixar o magnésio em dia no organismo, há também os vilões do mineral, como o álcool e a cafeína, que aumentam a excreção do mineral pela urina e devem ser evitados em atletas que tenham carência deste mineral.

 

Fonte: MTB Brasília

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Os benefícios da acupuntura em atletas amadores de triathlon com algias.

Os benefícios da acupuntura em atletas a...

Os atletas de triathlon de alto rendimento, mesmo não profissionais, referem a dor como pr... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Acupuntura no Esporte

Acupuntura no Esporte

A acupuntura pode ser uma grande aliada do esporte sendo amador e de performance, ajudando... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Estudo: pedalar mantém o sistema imunológico jovem

Estudo: pedalar mantém o sistema imunoló...

Quem pedala mantém o sistema imunológico mais jovem, de acordo com um estudo publicado pel... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como ganhar velocidade no MTB com três passeios diferentes

Como ganhar velocidade no MTB com três p...

Assim como a maioria dos ciclistas, você possivelmente pedala na semana o máximo que conse... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA - CASA BRANCA-SP - 10/06/2018

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA - CASA BRANCA-SP